Esta segunda-feira (15.05) já começa repleta de alegria e de vontade de viajar, pois hoje é comemorado o Dia Internacional das Famílias, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. E o Brasil, diverso em belezas naturais, culturais e gastronômicas, também é diverso nos arranjos familiares e nos destinos “queridinhos” do país. Para celebrar a data do jeito que a gente gosta – viajando juntos – o Ministério do Turismo (MTur) conversou com famílias influenciadoras na internet para entender a importância desse dia e buscar dicas de destinos ideais para visitar com a “turma” toda.
No vídeo, você vai conhecer as famílias “2 de Pais”, constituída pelos papais Robert e Gustavo, e pelos bebês Marc e Maya; Roberto Bete, do “Transcendendo Amor”, um homem trans que gestou o pequeno Noah; “Duas Mães do Benjamin”, família composta por Paula, Camila e Benjamin; e “Família Braun”, cujos membros são Iara, Gustavo e os pequenos Marcelo e Taila. Confira o vídeo e já prepare o caderninho ou o “notes” (notas) do celular para registrar todas as dicas:
VIAGEM SEGURA E RESPONSÁVEL– Viajar em família é uma delícia e é festa do início ao fim. Seja na hora de escolher o destino, de arrumar as malas, no transporte ou ao vivo, curtindo os atrativos do destino turístico tão sonhado por todos os membros. Viajar com quem a gente mais ama é criar memórias que vão durar a vida toda, mas, para isso, é preciso que a ela seja segura e responsável. Confira algumas dicas do MTur para que o seu passeio só deixe boas lembranças:
- Ao escolher seu destino, tenha todas as informações importantes da cidade. Saiba a localização do hotel, os percursos que você irá realizar e se o destino possui acesso à internet (caso você precise);
- Tenha sempre disponível a documentação necessária, como a Carteira de Identidade, Cartão de Vacina e demais documentos específicos para sua viagem;
- Preserve o meio ambiente e se informe sobre a cultura e os costumes locais, Respeite-os, afinal, você é visita, mas quem está lá é morador(a).
- Verifique se a transportadora turística, caso contratada, possui inscrição no Cadastur, do Ministério do Turismo. Basta digitar o estado de origem e o nome da empresa para constatar se a companhia tem ou não registro. CLIQUE AQUI e pesquise. A transportadora deve, ainda, manter no veículo um selo do MTur que confirme a sua atuação regular. São consideradas empresas de transporte turístico terrestre aquelas que oferecem deslocamentos ao destino ou movimentações a partir dele, a exemplo de traslados. Agências de viagem com frota própria também podem operar o serviço.
- Leve na mala coisas essenciais, que não pesem demais. Fique de olho na sua bagagem e bens de valor quando estiver em locais públicos, como saguões de hotéis, aeroportos, rodoviárias etc.
- Consulte o portal do MTur, pois as publicações, dicas e informações que a Pasta divulga podem te ajudar a conhecer destinos e tendências. Além disso, podem ainda te auxiliar sobre os seus direitos e deveres, descobrir novos destinos, entender para onde vão os recursos e conhecer os programas e ações da Pasta.
Quer saber mais? Confira o “Leia mais” ao final da matéria e fique por dentro.