Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi vítima de agressão durante uma ocorrência atendida na manhã de quarta-feira (24), no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.
De acordo com informações da Polícia Militar e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde), a equipe do Samu foi acionada para prestar atendimento a um homem. Após a avaliação realizada pelos socorristas, foi constatado que não havia necessidade de encaminhamento do paciente em ambulância.
Inconformado com a decisão, o homem passou a discutir com a equipe. Durante o tumulto, ele teria rasgado documentos relacionados ao atendimento e agredido fisicamente uma técnica de enfermagem, chegando a tentar puxá-la para fora do veículo de resgate.
A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação. A profissional sofreu lesões consideradas leves, com marcas de vermelhidão em um dos braços e pequenos ferimentos na mão.
O suspeito e os demais envolvidos foram conduzidos ao 30º Distrito Policial. A trabalhadora registrou boletim de ocorrência e realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
Na unidade policial, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por lesão corporal. O homem assinou o documento e responderá ao procedimento, devendo comparecer à Justiça sempre que for intimado.
Em nota, o Sindsaúde condenou a agressão e afirmou que episódios de violência contra profissionais da saúde têm sido cada vez mais frequentes. O sindicato também cobrou ações dos órgãos competentes para reforçar a segurança das equipes que atuam nos serviços de urgência e emergência.