Polícia Parnaíba
Parnaíba registra quase dois meses sem homicídios e reforça tendência de queda na violência
Bairros sob responsabilidade do 27º BPM não registram Mortes Violentas Intencionais desde março; dados estaduais também são positivos
20/05/2025 08h00
Por: Adilson Carlos

O município de Parnaíba, no litoral do Piauí, vive um período de tranquilidade em relação aos crimes violentos. Há quase dois meses não há registros de homicídios na cidade, especialmente nas áreas atendidas pelo 27º Batalhão de Polícia Militar Mont Serrat, onde, segundo o comando local, os casos de Mortes Violentas Intencionais (MVI) estão zerados.

O último homicídio registrado sob a responsabilidade do 27º BPM ocorreu em 22 de março, no bairro João XXIII, quando um homem foi esfaqueado após uma discussão durante uma seresta. Desde então, nenhuma ocorrência desse tipo foi registrada. O major Valdeci Galeno, comandante do batalhão, atribui o cenário à intensificação do policiamento e ações preventivas.

Na área do 2º BPM Major Osmar, o único caso de relevância nos últimos meses foi o achado de um corpo no dia 10 de maio, de um homem desaparecido desde abril. No entanto, o caso foi classificado como "morte a esclarecer", não entrando na estatística de homicídios confirmados.

Os números positivos em Parnaíba refletem um cenário mais amplo no estado. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí comemora os dados divulgados recentemente que colocam o estado com a menor taxa de homicídios da região Norte-Nordeste, segundo levantamento oficial. A expectativa é de que o trabalho integrado entre forças de segurança e comunidade continue gerando resultados concretos na redução da criminalidade.