Cidades Paralização
Motoristas de aplicativo fazem paralização nacional nesta segunda-feira (15)
No Piauí, a manifestação vai paralisar cerca de 10 mil profissionais que trabalham no Estado.
15/05/2023 08h36 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Santos

Nesta segunda-feira (15.05.23), os motoristas por aplicativo de todo o Brasil realizam um dia de manifestação contra as empresas UBER e 99. No Piauí, a manifestação vai paralisar cerca de 10 mil profissionais que trabalham com o transporte por aplicativo em todo o estado.

 

Entre as pautas de reivindicação da categoria estão a atualização do valor mínimo do km rodado, para R$ 2,50, e a fixação de uma tarifa máxima de 15% para as corridas. No Piauí, os trabalhadores por aplicativo reivindicam, também, do Governo do Estado, a isenção do pagamento de IPVA e, que a Prefeitura de Teresina delimite zonas de embarque e desembarque em toda a Capital.

Carta aberta

 

"Nós, Trabalhadores do Transporte por Aplicativos do Estado do Piauí, motivados pela inércia do Poder Público, o qual vem sendo provocado ao longo de toda nossa trajetória de luta, pelas Instituições Representativas e Movimentos de Base dos Trabalhadores, por meio desta Carta Aberta comunicamos, a toda sociedade piauiense, sobre a realização de um grande ato de Mobilização e Paralisação Nacional de nossa categoria, para denunciar a exploração do nosso trabalho pelas plataformas.  

 

Como citado, desde o final de 2016 é de conhecimento do Poder Público e da sociedade em geral as demandas da categoria, e das explorações sofridas pelos Trabalhadores pela falta de uma regulamentação justa da atividade. As consequências da exploração sofrida pelos Trabalhadores podem ser percebidas pela queda na qualidade do serviço prestado, o que reflete diretamente, no alto número de cancelamentos e em uma frota cada vez mais sucateada. 

 

Face ao exposto, nós Trabalhadores do Transporte por Aplicativos de todo o Brasil, de forma organizada, iremos protestar realizando uma Paralização de 24 horas de nossa atividade, no dia 15 de maio de 2023. 

 

No bojo das nossas reivindicações, encaminharemos aos Poderes nossas demandas, a fim de serem atendidas de acordo com a competência de cada Poder".   

 

Atenciosamente,  

 

Comissão eleita de Trabalhados do Transporte por Aplicativos do Estado do Piauí. 

 

Teresina, 08 de maio de 2023.