O Piauí sedia, nesta terça (13) e quarta-feira (14), o I Encontro Estadual de Gestores da Cultura, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult). Para marcar a importância do evento, o ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares, vem a Teresina e cumpre uma série de compromissos oficiais ao lado do secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim.
A agenda do ministro começa às 11h30, com uma visita à obra de modernização e requalificação do Memorial Esperança Garcia, localizada na Avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina. A obra, que está sendo executada pela Secult, visa revitalizar um dos espaços mais simbólicos da memória e da resistência negra no estado, em homenagem à piauiense Esperança Garcia — reconhecida como a primeira advogada do Brasil.
Às 15h30, Márcio Tavares conhecerá o Escritório do Ministério da Cultura no Piauí, seguido de uma visita, às 16h30, à Central de Artesanato Mestre Dezinho, importante ponto de valorização da cultura popular e do artesanato regional.
À noite, às 18h, o ministro participa da solenidade de abertura do I Encontro Estadual de Gestores da Cultura, no auditório da Secult, no Palácio da Cultura, Centro de Teresina. O encontro reúne representantes municipais da cultura de todas as regiões do Piauí e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre os entes federativos, promover capacitações e discutir os desafios e avanços na gestão cultural.
Encerrando a agenda, Márcio Tavares prestigia, às 19h30, o Projeto Seis e Meia, no Theatro 4 de Setembro, tradicional iniciativa da Secult que promove grandes encontros entre artistas locais e nacionais em apresentações acessíveis ao público.
A visita do ministro reforça o compromisso do governo federal com os estados na articulação de políticas públicas culturais e marca um momento histórico para a cultura piauiense, ao reunir pela primeira vez os gestores de cultura de todo o estado em um grande encontro de articulação, formação e integração.