A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), promove a primeira etapa da campanha de atualização cadastral de rebanhos de 2025 de 1º de maio a 30 de junho, com o objetivo de atualizar os dados de todos os produtores existentes, tais como de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, abelhas e peixes,
Em entrevista nesta segunda-feira (12) ao Jornal Verdes Campos 2ª Edição, o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura destacou a importância da campanha para manter o status sanitário de Estado livre de febre aftosa sem vacinação.
“Essa atualização cadastral é fundamental para mantermos o Piauí como área livre de febre aftosa sem vacinação, status já reconhecido pelo Ministério da Agricultura, e que agora, em maio, receberá o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) em Paris. Mas, para isso, é preciso manter uma base de dados atualizada das propriedades, produtores e rebanhos", explicou. Ele acrescentou que essa atualização facilitará a geolocalização das propriedades e a intensificação das ações de fiscalização do trânsito de animais e de educação sanitária dos animais no Piauí.
O gerente da Adapi também alertou os produtores em relação às penalidades e restrições para aqueles que não atualizarem o cadastro. “Os proprietários com o cadastro desatualizado será multado e ficarão impedidos de transitar com os animais, uma vez que não estará com a guia de trânsito animal (GTA), documento necessário para movimentar animais ou participar de exposição de feiras agropecuárias, entre outros impedimentos", revelou..
A atualização cadastral dos rebanhos pode ser feita na sede dos escritórios da Adapi nos municípios ou através do site da Adapi na internet.