O estado do Piauí sediará, no dia 4 de junho, a consulta pública da região Nordeste para a reformulação do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad). O evento será realizado no auditório da Uninassau Teresina Sul, das 13h às 19h, e é promovido pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol); e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPD-PI).
A consulta pública é parte de um amplo processo nacional de mobilização social para atualizar as diretrizes das políticas sobre drogas no Brasil. Durante o evento, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para debater eixos temáticos, como prevenção, redução de danos, segurança pública cidadã, governança participativa e cooperação internacional.
“Conseguimos trazer esse importante debate para o nosso estado, o que reforça o protagonismo do Piauí na construção de políticas públicas mais humanas, integradas e eficazes”, destaca Simone Pereira, coordenadora estadual de Enfrentamento às Drogas do Piauí e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Piauí.
As inscrições para participar da consulta pública estarão abertas, em breve, por meio de formulário disponível online. A expectativa é reunir mais de 200 participantes, entre gestores públicos, profissionais da saúde, assistência social, segurança, educação, movimentos sociais e representantes da sociedade civil organizada.
As contribuições colhidas nos debates serão sistematizadas pela Secretaria Executiva do Conad e integrarão o novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, que orientará a atuação do país nos próximos anos.
Serviço:
Consulta Pública Nordeste – Reformulação do Planad
Data: 4 de junho de 2025
Horário: 13h às 19h
Local: Auditório da Uninassau Teresina Sul – Rua Dr. Otto Tito, 1771, Redenção (em frente ao HUT)