O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina, campi Sul (Redenção) e Leste (Jóquei), disponibiliza à comunidade atendimentos jurídicos gratuitos, prestados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Essa é uma forma de promover o acesso à justiça e fortalecer a formação acadêmica dos discentes do curso de Direito.
Os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, em horários específicos, conforme cada unidade. Eles abrangem diversas áreas, como Direito Civil, Penal, de Família e do Consumidor. A prestação destes serviços está vinculada ao estágio supervisionado obrigatório, realizado pelos alunos a partir do sétimo período do curso.
De acordo com a coordenadora do NPJ do campus Sul, Tauana Rafaela, a prática jurídica é essencial para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos e a efetivação de direitos pela população. “Ao disponibilizarmos o Núcleo de Práticas Jurídicas à comunidade, contribuímos para um acesso mais célere e democrático à justiça. Para os alunos, é uma vivência indispensável. A teoria, isoladamente, não é suficiente para a compreensão do universo jurídico. Quando unimos teoria e prática, ocorre uma verdadeira virada de chave na formação desses futuros operadores do Direito”, ressalta.
Já a coordenadora do NPJ do campus Leste, Bruna Gomes, enfatiza a relevância da prática jurídica como elemento estruturante da formação profissional. “Contamos com mediadores e advogados orientadores. Além disso, estamos em processo de instalação de um juizado, o que permitirá o recebimento de demandas reais e o fluxo efetivo de processos. É fundamental os estudantes terem uma experiência prática consistente para ingressarem no mercado de trabalho mais preparados e com segurança técnica”, observa.
As demandas mais recorrentes no âmbito do NPJ incluem ações de divórcio, pedidos de pensão alimentícia, questões consumeristas e outras demandas cíveis. A UNINASSAU mantém, ainda, parcerias com o Procon Municipal e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC, o que possibilita a realização de mediações e conciliações, promovendo soluções consensuais aos conflitos.
Atendimentos e mais informações
Sul (Redenção): Os atendimentos são oferecidos de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 14h e das 14h às 18h. Contato: (86) 3194-1835. Endereço: Rua Dr. Otto Tito, 278-306 - Redenção.