Geral Maranhão
Com incentivo do Governo, municípios reduzem índices de mortalidades após adesão ao Cuidar de Todos
Como resultado do programa implantado em 3 de agosto de 2023, municípios maranhenses já apresentam redução nos índices de mortalidades infantil, ma...
21/04/2025 21h41
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Melhorar os resultados de indicadores de qualidade em saúde na atenção primária. Esse é um dos objetivos do Cuidar de Todos, programa do Governo do Estado do Maranhão, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Como resultado do programa implantado em 3 de agosto de 2023, municípios maranhenses já apresentam redução nos índices de mortalidades infantil, materna, por Acidente Vascular Cerebral (AVC), por infarto agudo do miocárdio e por acidentes automobilísticos com motocicleta.

De acordo com os dados, 151 municípios reduziram em pelo menos 2% a mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC); 131 municípios conseguiram reduzir em pelo menos 2% a mortalidade materna; 122 municípios reduziram em pelo menos 2%a mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); no recorte por indicador, 111 municípios conseguiram reduzir em pelo menos 2% a mortalidade infantil; 97 municípios conseguiram reduzir em pelo menos 2% a mortalidade por acidente envolvendo motociclista. 

Entre os destaques, 12 municípios conseguiram redução em pelo menos 2% para cinco mortalidades, são eles: Feira Nova do Maranhão, Araioses, Arari, Peri Mirim, Humberto de Campos, Icatu, Alto Alegre do Pindaré, São Bento, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Zé Doca e Santa Luzia do Paruá. Quatro deles estão localizados na Região de Zé Doca. 

Premiação

O governador Carlos Brandão entregou as premiações concedidas pelo Estado aos 10 municípios que obtiverem os melhores resultados nos indicadores de saúde no âmbito da redução de mortalidades. O primeiro lugar recebeu R$ 200 mil e o segundo lugar R$ 100 mil, totalizando um investimento de 1 milhão e 900 mil reais.  A cerimônia de premiação foi realizada do dia 9 de abril, durante o 2º Congresso Cuidar de Todos e do 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e 4ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde, Multicenter Sebrae. 

Segundo o governador Carlos Brandão, os resultados comprovam que investir na atenção primária é fundamental para salvar vidas. “Premiamos os municípios que alcançaram redução na mortalidade infantil, materna, por Acidente Vascular Cerebral, por infarto agudo do miocárdio e por acidentes automobilísticos com motocicleta. Isso mostra a força do programa Cuidar de Todos e do trabalho feito na atenção primária. Cada indicador que melhora, representa vidas salvas. Isso é resultado de planejamento, gestão eficiente e, acima de tudo, do trabalho conjunto com os municípios”, afirmou. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que o programa combina monitoramento, capacitação e financiamento como estratégia para melhorar os indicadores e a saúde da população. “Se esses municípios conseguiram reduzir, é sinal de que a política de saúde preventiva está funcionando. Foram 151 municípios que reduziram mais de 2% da mortalidade infantil e 97 que diminuíram acidentes com moto, uma das principais causas de óbitos no estado”, destacou o gestor estadual. 

A premiação contemplou os dez municípios que alcançaram o primeiro lugar em todos os indicadores de mortalidade priorizados, são eles: Feira Nova do Maranhão (Região de Balsas), Araioses (Região de Chapadinha), Arari (Itapecuru-Mirim), Peri Mirim (Pinheiro), Humberto de Campos e Icatu (ambos da Região de Rosário), Alto Alegre do Pindaré (Santa Inês), São Bento (Viana), Santa Luzia do Paruá e Presidente Médici (ambos da Região de Zé Doca).
O critério de desempate utilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a premiação considerou o maior número de profissionais que concluíram os cursos do cuidar de todos realizados pela Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA). 

Presente na cerimônia, o secretário municipal de Arari, Thiago Martins agradeceu o empenho dos profissionais de saúde do município e ao apoio do Governo e da SES na execução do programa Cuidar de Todos. “Obrigado a todos os profissionais de saúde de Arari que coletivamente contribuíram com o êxito desse programa do Governo Brandão em nossa região. O sentimento é de gratidão por cuidar da promoção da saúde da nossa população, com indicadores que refletem a qualidade dos serviços na atenção primária e vigilância em saúde no município de Arari". 

O município de Presidente Médici conquistou o segundo lugar na premiação. "Nós devemos esse resultado a todos os servidores da saúde do nosso município, desde o vigia até o médico. Nós continuaremos trabalhando para estarmos aqui ano que vem novamente", destacou a secretário municipal de saúde, Aline Lima.

BOX//Premiação Cuidar de Todos
1º Lugar
1. Feira Nova do Maranhão
2. Araioses 
3. Arari 
4. Peri Mirim 
5. Humberto de Campos 
6. Icatu 
7. Alto Alegre do Pindaré 
8. São Bento 
9. Santa Luzia do Paruá

2º Lugar
10. Presidente Médici