O Governo do Estado deu início à terceira fase do CapacitIA, programa que promove a formação de servidores públicos no uso de ferramentas de inteligência artificial, com os trabalhadores da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Nesta etapa, os participantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos nas fases anteriores, desenvolvendo soluções automatizadas voltadas às necessidades reais de seus setores.
Alexandre Barros, gerente de Programas Estratégicos da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), responsável por ministrar o encontro, destacou o papel da IA na transformação dos processos de gestão. “Realizamos mais uma fase três do CapacitIA, desta vez com os técnicos da Seplan. Vimos ferramentas de automação, como N8N, Dify e Gemini, que direcionam e aplicam a IA no setor público, mostrando seu potencial inovador para automatização de processos. O objetivo é simplificar a rotina dos servidores e tornar os fluxos mais eficientes, promovendo uma gestão mais ágil e moderna”, explicou.
Karla Costa, assistente técnica da Superintendência Técnico-Financeira da Seplan, relatou como a capacitação contribui para a eficiência de projetos como o Piauí Sustentável. “Trabalhamos com muitos documentos e revisões. As ferramentas que estamos aprendendo nos dão mais agilidade e confiança, tornando o processo mais eficaz. A inteligência artificial vai facilitar bastante nossa rotina”, acredita.
Para a assessora técnica Alene Moraes, o curso tem impacto direto no atendimento ao cidadão. “Acho que a inteligência artificial ajuda muito o servidor no dia a dia, especialmente na agilidade para atender às demandas. O curso trouxe aprendizados que poderão ser aplicados de forma imediata”, garantiu.
Felipe Gustavo, analista de planejamento e orçamento da secretaria, reforçou a importância da tecnologia para a organização das informações do governo. “A inteligência artificial contribui para evitar o retrabalho. Como o estado possui muitos dados, a IA permite organizar essas informações e garantir o acesso rápido às pessoas, otimizando os fluxos com mais eficiência”, pontuou.
Três fases para transformar o serviço público
O CapacitIA é dividido em três etapas. A primeira, a Masterclass, é voltada para gestores e tem como objetivo sensibilizar lideranças sobre o potencial da inteligência artificial no setor público. Na segunda fase, os servidores indicados participam de um curso de 20 horas, com foco no uso prático de ferramentas de IA aplicadas ao dia a dia dos órgãos. Já a terceira fase, iniciada agora com os servidores da Seplan, é voltada para o desenvolvimento de soluções, como assistentes virtuais e sistemas automatizados, baseados em demandas reais das secretarias.
O programa é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da SIA, em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), através da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). O CapacitIA já capacitou centenas de servidores e avança na missão de tornar o estado mais digital, eficiente e inovador.