Sheila Soares também destaca a importância de prestar apoio e conhecer as necessidades que precisam ser oferecidas às pessoas autistas e pontua que o ambiente universitário precisa ser acolhedor. “Estamos falando enquanto universidade, enquanto pessoas que precisamos conhecer como tratar, como proceder para acolher e para dar um pouco de conforto àquela pessoa autista”, destacou a professora.
“Quando a gente está informando, as pessoas vão ficando mais humanas”, pontuou Sheila Soares, que ressaltou a importância da informação como uma grande aliada na luta por igualdade. A professora pontua, que devido a falta de conhecimento, as pessoas que possuem o Espectro Autista acabam sendo excluídas perante a sociedade e invisibilizadas.
“Vai ter um outro olhar para essa pessoa autista, porque muitas vezes você está ali e não sabe que a pessoa tem espectro autista, porque você não é capacitado, qualificado para perceber. Mas a gente tem que entender que estamos rodeados por eles e o conhecimento é o que a gente precisa para lidar com a questão”, completou a professora.
O evento será realizado os dias 29 e 30 de abril de 2025, no auditório do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), às 19h. Toda comunidade acadêmica é convidada a participar, contudo, serão ofertadas 100 vagas, que serão disponibilizadas por meio do link de inscrição.
Serviço:
Pensar e incluir: desafios do TEA e políticas públicas
Local: Auditório do CTF
Data: 29 e 30 de abril
Horário: 19h