A educação maranhense segue ganhando destaque internacional. A professora do Centro de Ensino Clodomir Millet, em Timon, Sandra Maria do Nascimento, foi aceita no programa Teacher Liaison, patrocinado pela Space Foundation, organização com sede no Colorado, Estados Unidos. As conquistas começaram com o Limitless Global Educator Program 2024, voltado para educadores que se destacam em práticas inovadoras com foco em ciência, tecnologia e metodologias ativas.
A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, celebrou a participação da educadora maranhense no programa. “A presença da professora Sandra nesse centro de excelência em ciência e tecnologia representa não apenas o talento dos nossos educadores, mas também o compromisso do Maranhão com uma educação pública conectada ao futuro e às melhores experiências internacionais”, destacou.
Durante a formação, a professora Sandra tem acesso a laboratórios, oficinas práticas e experiências imersivas em educação espacial e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A Educação STEAM é uma abordagem pedagógica integrada que reúne cinco áreas do conhecimento: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Mais do que ensinar conteúdos de forma isolada, o modelo STEAM propõe o desenvolvimento de projetos e experiências práticas que conectam essas disciplinas de maneira interdisciplinar, promovendo o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes.
“Estar aqui é uma oportunidade transformadora. Estou aprendendo com profissionais do mundo inteiro e levando o Maranhão comigo, com muito orgulho. Cada conteúdo, cada troca, fortalece ainda mais minha missão em sala de aula”, afirmou a professora de Inglês.
Esta não é a primeira vez que a professora Sandra Maria se destaca no cenário internacional. Em março de 2024, ela participou da etapa inicial do programa em Houston, no Texas, onde apresentou projetos desenvolvidos com estudantes maranhenses voltados para a cultura maker, robótica e soluções sustentáveis com aplicação prática na comunidade. Sua atuação chamou a atenção da organização do programa, que a convidou para seguir na trilha de formações com foco em inovação educacional.
A participação da professora é fruto de uma política educacional que investe na valorização de profissionais e na formação continuada, aproximando a rede pública de ensino do Maranhão das melhores práticas globais.
Limitless Global Educator Program
O Limitless Global Educator Program 2024 é uma iniciativa realizada pelo Limitless Space Institute, em parceria com a IHS Towers, que reúne 20 educadores excepcionais — 10 do Brasil e 10 da Nigéria — para uma experiência de desenvolvimento profissional em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco na exploração espacial. Ao longo de um ano, os participantes mergulham em um currículo que integra ciência e tecnologia, visando capacitar professores para inspirar a próxima geração de exploradores e inovadores.
Entre os educadores brasileiros selecionados, a professora se destacou como coordenadora do projeto Babaçu Rocket Team, que envolveu seus estudantes em uma jornada científica que fez história. A equipe maranhense apresentou um experimento à Estação Espacial Internacional (ISS), um exemplo poderoso de como a abordagem STEAM pode abrir portas para o futuro.
O impacto do projeto com a equipe Babaçu Rocket rendeu a Sandra uma das mais prestigiadas conquistas de sua carreira: a seleção para o programa internacional Teacher Liaison, da Space Foundation, que reúne educadores de destaque em tecnologia e inovação de todo o mundo. Com isso, a professora foi convidada a participar do 40º Space Symposium, um dos principais fóruns globais sobre o setor espacial e educação STEAM, que está ocorrendo desde o dia 7 de abril, nos Estados Unidos.