A Prefeitura de Alto Longá, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, recebeu nesta quinta-feira (28) o Kit Mobília Creche. A entrega foi realizada pelo governador Rafael Fonteles durante uma solenidade na Creche Municipal Francimélia Carvalho Silveira Costa, localizada na zona urbana do município.
O kit é composto por uma variedade de equipamentos pedagógicos, recreativos e mobiliários essenciais para o desenvolvimento infantil, incluindo:
Playground infantil modular e cercadinhos;
Camas empilháveis e conjuntos refeitórios;
Livros infantis e brinquedos educativos;
Mesas acessíveis e armários;
Instrumentos musicais e materiais lúdicos.
"Esse kit representa mais conforto, mais estrutura e mais dignidade para nossas crianças e para os profissionais da educação. A Prefeitura de Alto Longá segue trabalhando para oferecer um ensino cada vez mais humanizado e de qualidade, especialmente na primeira infância, que é uma das fases mais importantes da vida", disse o prefeito Belauto Bigode.
A secretária municipal de Educação, Cynara Nunes, também celebrou a conquista: “Receber esse kit é motivo de muita alegria para toda a nossa equipe. Esses equipamentos vão contribuir diretamente para um ambiente mais acolhedor, moderno e adequado ao desenvolvimento das nossas crianças.”
O governador Rafael Fonteles reforçou que, embora a educação infantil seja de responsabilidade do município, o Estado atua como um parceiro estratégico por meio de ações como o Programa de Alfabetização na Idade Certa e o próprio Kit Mobília Creche. O objetivo é garantir que as novas gerações tenham mais oportunidades de prosperar.
Abaixo, veja os dados financeiros e de expansão do projeto no Piauí:
| Indicador | Dados do Programa |
| Meta total de entregas | 200 kits para creches em todo o Piauí |
| Kits já entregues | 189 unidades |
| Investimento total estimado | R$ 40 milhões |
| Valor aproximado por kit | R$ 200 mil |
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, destacou que a iniciativa melhora a infraestrutura e possibilita a ampliação de vagas na rede de ensino. Além disso, Isabel lembrou que os cuidados com a primeira infância no município vão além da sala de aula: “Alto Longá também já recebeu quase 700 atendimentos da Carretinha da Saúde neste ano”, concluiu.