Geral Maranhão
Mais de 900 trabalhos foram inscritos na 4ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde
Profissionais, gestores, estudantes e pesquisadores em saúde participam do evento, que tem caráter técnico-científico
10/04/2025 01h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Centenas de pessoas participam do 2º Congresso Cuidar de Todos, do 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e da 4ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde. A programação inclui apresentações de trabalhos aprovados nos formatos banner e oral. O evento contabilizou cerca de 4.800 participantes inscritos. Ao todo, foram submetidos 932 trabalhos, sendo 801 aprovados para apresentação.

O Congresso Cuidar de Todos prossegue até esta quinta-feira (10), no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA).

Os trabalhos apresentados no congresso serão publicados em uma edição especial da revista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), com impacto positivo na produção acadêmica do estado e acesso disponível para pesquisadores de todo o país.

"O reflexo da exposição desses trabalhos no cuidado com as pessoas acontece quando podemos revisitar a nossa prática, ampliando o horizonte para outras possibilidades de atenção ao usuário, intervenção nos serviços e formação acadêmica. Essa sinergia entre o que está na academia e o que está no dia a dia do Sistema Único de Saúde é o que o Congresso está promovendo — e continuará promovendo — na produção de muitos outros materiais", pontuou a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP-MA), Ana Lúcia Nunes.

Profissionais, gestores, estudantes e pesquisadores em saúde participam do evento, que tem caráter técnico-científico. A submissão dos trabalhos considerou seis eixos temáticos: "Equidade e acolhimento em saúde", "Atenção nas linhas de cuidado", "Vigilância em saúde", "Gestão em saúde", "Educação na saúde" e "Tecnologias, informação e comunicação em saúde".

O psicólogo Ângelo Macedo foi um dos participantes e apresentou um banner com o título “A inclusão como instrumento de superação da dependência química em adolescentes do sexo feminino na privação de liberdade”. Segundo ele, a ideia surgiu a partir de experiências profissionais em uma instituição que atende pessoas em cumprimento de medidas socioeducativas.

“A iniciativa de um congresso como este é fabulosa. Reunir acadêmicos, profissionais e cientistas em prol da saúde, da qualidade de vida e de pessoas que realmente necessitam é fantástico", disse.

A estudante Larissa Fernanda Ribeiro, do nono período de Enfermagem do Centro Universitário Santa Terezinha (CEST), também apresentou um banner, com o título “Tempo de internação de pacientes hospitalizados com pé diabético”. Segundo ela, a motivação partiu da proposta de discutir a problemática do pé diabético, em diálogo com diretrizes assistenciais do Programa Cuidar de Todos.

Toshimi Passos, coordenadora da equipe do Hospital da Ilha, da rede da SES, participou com apresentação oral de trabalhos relacionados às atividades desenvolvidas na unidade.

“Os trabalhos que trouxemos hoje ao congresso abordam tanto o cuidado psicológico quanto o acompanhamento em saúde mental durante a hospitalização, como é o caso dos pacientes queimados atendidos pela nossa Unidade de Tratamento de Queimados. São ações conduzidas pela equipe de psicologia, mas com uma abordagem multiprofissional voltada à humanização do cuidado com o paciente, o familiar e a própria equipe de saúde.”

Estudantes do sexto período de Enfermagem da UFMA, campus Pinheiro — Liliana Marinho, Ana Júlia Costa e Linda Bittencourt — participaram pela primeira vez do congresso e compartilharam suas experiências na área da psicomotricidade com alunos da APAE de Pinheiro.

“O trabalho consiste no relato de uma ação realizada em dezembro do ano passado. A expectativa é muito grande, pois é o nosso primeiro congresso. É um sentimento de gratidão por estarmos aqui e termos a oportunidade de apresentar o que vivemos, e que, de alguma forma, contribuiu para a vida de outras pessoas", disse Liliana.

Arthur Silva Soares, estudante do décimo período de Enfermagem da UFMA, campus São Luís, também viu no evento uma oportunidade para divulgar seu trabalho, focado na saúde do adulto.

“O congresso está bem maior do que o do ano passado. Minhas expectativas são as melhores, tanto em termos de conhecimento quanto de networking. Dá para perceber avanços significativos na saúde no Maranhão nos últimos anos, e esse evento é uma prova do investimento na qualificação de profissionais e estudantes", destacou.

A enfermeira Carla Caroline Vieira da Costa, coordenadora de Saúde da Criança do município de Igarapé Grande, participou como ouvinte e compartilhou sua expectativa:

“É a minha primeira vez no Congresso Cuidar de Todos e estou com a expectativa a mil. É algo inovador. Estamos aqui para aprender e levar novidades para o interior, inovando também no nosso serviço e oferecendo sempre o melhor para os nossos pacientes.”

Programação

Na quarta-feira (9), a programação seguiu com painéis sobre temas como:

“Rede de cuidados: um SUS mais inclusivo para pessoas com deficiência e neurodiversidade”;

“Gestão do trabalho no SUS”;

“Saúde materna e infantil: a Rede Alyne como estratégia para reduzir a mortalidade”;

“Segurança do paciente: um direito, um compromisso de todos”;

“Judicialização na Saúde”;

“Saúde Digital no Maranhão: construindo um SUS mais digital e eficiente”;

“Gestão integradora no SUS: caminhos para a efetivação da integralidade e intersetorialidade”.

O evento conta com 23 painéis no total e segue até esta quinta-feira (10), com apresentações de trabalhos nos formatos banner e oral.