
O artesanato piauiense, reconhecido por sua riqueza cultural, excelência técnica e compromisso com a sustentabilidade, conquista um novo espaço de valorização internacional. Entre os dias 7 e 13 de abril, durante a Semana de Design de Milão, uma das mais importantes vitrines do design mundial, o Piauí deixará sua marca apresentando uma obra que nasce do saber ancestral de mãos piauienses: o tapete “Vínculo”, da Coleção Raízes, apresentado pela arquiteta e designer Juliana Pippi em parceria com a marca Trapos & Fiapos.
A peça será lançada no Piloto Milano 2025, evento oficial da programação da 5Vie Design Week, no espaço Le Cavallerizze – antigo estábulo que hoje integra o Museu de Ciência e Tecnologia de Milão, um lugar onde a tradição se encontra com a inovação.
O conceito da coleção parte da ideia de que “as raízes são o berço para que se criem vínculos e laços duradouros”. Assim, a obra se propõe a entrelaçar o Sul e o Nordeste do Brasil, conectando passado e presente, tradição e contemporaneidade, por meio do feito à mão. A produção foi realizada em teares rústicos, com fios tingidos em tons terrosos, exaltando as cores da terra e da identidade nordestina.
Fundada em 1984, a Trapos & Fiapos é referência nacional e internacional em tecelagem artesanal. A marca é reconhecida pela qualidade de suas peças, pelo impacto social e ambiental que promove. O artesanato desenvolvido pela Trapos&Fiapos constrói pontes entre tradição e inovação, colocando o feito à mão piauiense em destaque.

Piauí Sudarpi divulga a lista provisória dos selecionados para o 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras
Piauí Secult retoma programação da Feira na Praça com música e tradição no centro de Teresina neste domingo (1º)
Piauí Museu do Mar inicia reforma e modernização do acervo museológico
Piauí Com inscrições gratuitas, Tour da Memória e Cultura abre nova temporada no dia 8 de março
Piauí Abertas inscrições para seleção de artesãos piauienses no 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras em São Paulo
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró Mín. 22° Máx. 31°