A Polícia do Piauí deflagrou, na manhã desta terça-feira (08), mais uma fase da Operação Rolezinho, com o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas, Campo Maior e Piracuruca. A ação tem como alvo indivíduos envolvidos na prática de “grau”, manobras radicais com motocicletas feitas em vias públicas, que colocam em risco a vida de condutores e pedestres.
Coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a operação impôs 140 medidas cautelares distintas, com sete determinações judiciais específicas para cada investigado. Entre elas, estão a suspensão da CNH por seis meses, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, monitoramento eletrônico, e comparecimento obrigatório à Justiça.
Além disso, a Justiça determinou a exclusão imediata de conteúdos relacionados ao “grau” e aos chamados “rolezinhos” nas redes sociais dos envolvidos, bem como a proibição de novas publicações com esse tipo de conteúdo.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente da SOI, destacou que os alvos da operação exercem grande influência sobre jovens através das redes sociais, promovendo práticas perigosas e incentivando a desordem pública. “A ação é uma resposta ao crescimento de condutas irresponsáveis que têm provocado acidentes e levado insegurança às ruas”, afirmou.
A operação contou com apoio das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além da participação de representantes das Secretarias de Segurança Pública de nove estados brasileiros. Os agentes estão em Teresina participando de um curso nacional de capacitação sobre o enfrentamento de crimes ligados à direção perigosa, e a ação foi parte prática da formação.