A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (14/5), o empresário Henrique Vorcaro, pai do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, no âmbito da sexta fase da Operação Compliance Zero, que investiga esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Henrique foi alvo de um dos sete mandados de prisão da operação, que teve aval da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
Informações preliminares relatam que o empresário viajaria nesta quinta para Brasília, onde visitaria o filho, preso na Superintendência da PF em Brasília. Henrique também foi alvo de busca e apreensão. Ele foi preso em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e levado para a sede da PF na capital mineira.
Policiais federais cumprem os mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo, nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Ainda foram determinadas ordens de afastamento de cargos públicos e de sequestro e de bloqueio de bens.
Segundo informações da PF, uma delegada, Valéria Vieira Pereira da Silva, foi afastada de suas funções, e um agente da corporação, Francisco José Pereira da Silva, marido de Valéria, foi preso. Ambos são lotados no Rio de Janeiro. Eles são suspeitos de repassar informações da corporação para Daniel Vorcaro.
A investigações nesta sexta fase da Compliance Zero buscou os integrantes de um grupo estruturado para obter dados sigilosos e invadir sistemas governamentais.
Confira os nomes
Henrique Vorcaro
Valéria Vieira Pereira da Silva
Francisco José Pereira da Silva
David Henrique Alves
Victor Lima Sedlmaier
Rodrigo Pimenta Franco Avelar Campos
Manoel Mendes Rodrigues
Anderson Wander Da Silva Lima
Sebastião Monteiro Júnior
Erlene Nonato Lacerda
Helder Alves De Lima
Katherine Venâncio Telles
A ação também mira integrantes da chamada “A Turma”, grupo descrito pelos investigadores como uma estrutura de coerção comandada por Daniel Vorcaro usada para intimidar críticos, monitorar autoridades e obter informações sigilosas em favor do banqueiro.
A Turma
Daniel Vorcaro — apontado como líder do grupo investigado e responsável pelas ordens estratégicas ligadas à estrutura clandestina de monitoramento e intimidação.
Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão (“Sicário”) — descrito como coordenador operacional da estrutura. Segundo a PF, comandava ações de vigilância, monitoramento de alvos, obtenção de dados sigilosos e intimidação. Foi preso em fase anterior e morreu posteriormente na prisão.
Fabiano Zettel — cunhado de Daniel Vorcaro e apontado como operador financeiro do esquema. De acordo com a investigação, fazia pagamentos aos integrantes da estrutura e ajudava a operacionalizar contratos simulados e movimentações financeiras.
Marilson Roseno da Silva — policial federal aposentado apontado como operador do núcleo de inteligência paralela. Segundo a PF, utilizava experiência e contatos da carreira policial para acessar dados e acompanhar alvos de interesse do grupo.
Henrique Moura Vorcaro — pai de Daniel Vorcaro e alvo da nova fase da operação. A PF aponta suspeitas de participação em esquema de ocultação patrimonial e lavagem de dinheiro ligado às movimentações bilionárias investigadas.
Quem é Henrique Vorcaro
Preso em Belo Horizonte, Henrique Vorcaro é um empresário mineiro do setor de infraestrutura e construção pesada em Minas Gerais. Ele é o fundador e líder do Grupo Multipar, um conglomerado que atua em diversos segmentos, incluindo engenharia, energia, agronegócio e setor imobiliário.