Brasil Denúncia
Pacientes recebem água destilada no lugar de vacina da gripe em MG
O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Bambuí, em Minas; a pasta informou que os pacientes estão sendo acompanhados
08/05/2026 14h32
Por: Fabio Brito Fonte: Metrópoles

Belo Horizonte — Uma falha durante uma campanha de vacinação contra a gripe levou pacientes a receberem aplicação de água destilada em vez da vacina contra a influenza em Bambuí, no centro-oeste de Minas Gerais. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, que classificou o episódio como um “erro operacional”.

Segundo a prefeitura, o problema ocorreu na segunda-feira (4/5), no posto de saúde Aparecida nos Açudes, durante o atendimento a pacientes acamados. Em nota divulgada nas redes sociais, a administração informou que os pacientes afetados estão sendo acompanhados individualmente e receberão corretamente a imunização.

Voluntários 60+ são procurados para testar vacina contra gripe em MG
Covid-19: quem pode se vacinar? BH recebe novas remessas
Chikungunya: Anvisa autoriza produção nacional da vacina pelo Butantan

A Secretaria de Saúde afirmou que não há riscos à saúde das pessoas que receberam a aplicação de água destilada. Conforme o comunicado, a substância é estéril e utilizada na área da saúde para diluição e preparo de medicamentos e vacinas.

“O que ocorreu foi a não aplicação da vacina da gripe”, destacou a pasta.

A técnica em enfermagem responsável pela aplicação foi desligada das funções. A prefeitura também informou que adotou medidas administrativas internas relacionadas à supervisão do serviço.

Ainda segundo a nota, os protocolos de conferência, armazenamento e aplicação de vacinas serão reforçados em toda a rede municipal de saúde.