Geral Piauí
Sefaz implanta novo sistema que promete transformar a fiscalização e liberação de mercadorias no estado
O Sistema Fronteira Rápida foi iniciado há pouco mais de um mês em São João da Fronteira.
12/02/2025 14h56
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Diretoria da Unidade de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Unitran), implantou um novo sistema que promete transformar a fiscalização e liberação de mercadorias no estado: o Sistema Fronteira Rápida. A inovação, que já está em operação há pouco mais de um mês no posto fiscal do município de São João da Fronteira, visa otimizar o trânsito de mercadorias no Piauí, proporcionando mais agilidade e menos burocracia para transportadores e contribuintes.

Desenvolvido em parceria com a empresa Bluecorp, o Sistema Fronteira Rápida foi projetado para modernizar e simplificar os processos de fiscalização. A ferramenta traz uma série de benefícios, não apenas para o estado, mas também para os empresários e transportadores que operam no Piauí.

Entre os principais benefícios estão a agilidade no processo de liberação das mercadorias, a redução de custos operacionais e a liberação automática de veículos selecionados para fiscalização. Com isso, o sistema contribui para a diminuição do tempo de espera nos postos fiscais, o que reflete diretamente na eficiência do transporte e no custo de operação das empresas.

Sistema inovador

O Fronteira Rápida é um sistema que utiliza a tecnologia para promover a liberação automática de alguns veículos, com base no fluxo de fiscalização gerenciado por câmeras Optical Character Recognition (OCR) e identificadores RFID (identificação por radiofrequência). Esse processo visa, principalmente, desburocratizar a fiscalização de mercadorias em trânsito no estado, contribuindo para a otimização da logística dos contribuintes (transportadores), com a facilitação no desembaraço das mercadorias e na diminuição dos custos operacionais.

“O maior benefício do sistema é diminuir o custo Brasil, reduzindo o tempo de permanência dos transportadores nos postos fiscais e, consequentemente, facilitando a conclusão do negócio. Além disso, com ele, conseguimos exercer uma fiscalização seletiva, promovendo um controle mais eficiente sobre os documentos fiscais envolvidos nas operações, combatendo a evasão fiscal”, afirmou Danilo Silveira, diretor da Unidade de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Unitran).

Expansão para outros postos fiscais

O Sistema Fronteira Rápida já está em funcionamento há pouco mais de um mês em São João da Fronteira, cidade localizada na fronteira com o Ceará. Até o momento, os resultados obtidos têm sido bastante positivos, com redução do tempo de permanência dos veículos e uma liberação mais rápida para os transportadores.

A expectativa é de que a ferramenta seja expandida para os outros postos fiscais do estado, levando os benefícios da agilidade e controle a uma maior parte da malha viária piauiense. A iniciativa é uma estratégia para modernizar o sistema fiscal do estado e torná-lo mais eficiente, transparente e seguro.