Nas eleições de 2024 que ocorreram em outubro, o prefeito Silvio Mendes foi eleito foi eleito prefeito de Teresina (PI) com 239.848 votos, o que representa 52,19% do total de votos válidos (dados somente a candidatas e candidatos). Fábio Novo (PT) ficou em segundo lugar, com 198.794 votos (43,26%).
O município contou com o comparecimento de 490 mil eleitoras e eleitores (83,46%). A abstenção foi de 97.098 (16,54%). Foram 459.544 votos válidos (93,78%), 20.571 votos nulos (4,20%) e 9.885 votos em branco (2,02%).
Posse do prefeito Silvio Mendes
Silvio Mendes (União Brasil) tomou posse como prefeito de Teresina nesta quarta-feira (1º). A solenidade começou às 11h no Teatro Silvio Mendes, localizado no Sesc Cajuína, no bairro Noivos, Zona Leste da capital. Depois, às 13h, ele recebeu a faixa do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina, no Centro.
O gestor assumiu o terceiro mandato no cargo após alcançar a vitória com 52,19% dos votos válidos, totalizando 239.848 votos, no primeiro turno da eleição municipal de 2024. Antes, Silvio comandou a Prefeitura de Teresina entre os anos de 2005 e 2010.
Além do prefeito, o vice Jeová Alencar (Republicanos) e os 29 vereadores eleitos (confira a lista ao fim da reportagem) também foram empossados. O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), foi reeleito para o cargo no biênio 2025/2026.
Prefeito Silvio Mendes faz abertura do legislativo na Câmara Municipal de Teresina
Aconteceu nesta terça-feira (4) a abertura do 1º Ano Legislativo da 20ª Legislatura na Câmara Municipal de Teresina. A nova composição da Câmara conta com 16 novos vereadores e 10 reeleitos. O evento contou com a presença do presidente da Casa, vereador Enzo Samuel (PDT), além dos parlamentares que compõem a nova legislatura.
A cerimônia foi marcada pelo discurso do prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil). Em sua fala, o prefeito destacou a grave crise financeira enfrentada pela administração municipal, os desafios na área da saúde e a necessidade de medidas urgentes para equilibrar as contas públicas.
Em sua fala ele destacou “ É nossa obrigação e dever dar as mãos e não tratarmos de forma desigual, os desiguais que esperam um por nós. Sejamos todos nós promotores e agentes da justiça social. Não cabe aqui relatar o caos financeiro que Teresina tenta resolver. É muito maior que vocês imaginam. Mas a equipe que aceitou esse desafio, tudo o que foi encontrado em descompasso, será encaminhado à esta casa e ao Tribunal de Contas é do Piauí. Vamos alcançar nosso objetivo é alcançar o equilíbrio financeiro. Vamos usar alcançar esse equilíbrio financeiro mais dias menos dias. Isso vai ser atingido. Vamos prestar contas todos os dias e pedimos aqueles que ajudem a fiscalizar. O que a gente tem feito esse mês já aponta uma economia. Em diversas áreas vamos juntar os esforços para trabalhar em ações preventivas”, destacou o prefeito Silvio Mendes.
Silvio Mendes ressaltou a necessidade de equilíbrio fiscal e o compromisso da prefeitura com a transparência. Segundo ele, a atual gestão encontrou um quadro de desajuste financeiro, o que exige medidas rigorosas para evitar colapso nos serviços públicos.
Durante o Jornal Verdes Campos Segunda Edição, o apresentador Fábio Brito leu a nota de esclarecimento enviada a imprensa sobre a situação financeira que a prefeitura de Teresina vive atualmente.