O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), realiza, neste mês de fevereiro, o Seminário de Encerramento do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco II), que visa apresentar o resultado dos investimentos na modernização da gestão fiscal do Estado. O evento será realizado no dia 21, no Diferencial Buffet, localizado no bairro Ilhotas, zona sul de Teresina.
“O seminário é uma oportunidade de prestarmos contas dos projetos desenvolvidos no Piauí com o apoio do Profisco II, mostrando os avanços que implementamos para contribuir com a sustentabilidade fiscal por meio da modernização da gestão fazendária e da melhoria da administração tributária e da gestão do gasto público”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
O Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil é uma linha de crédito condicional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aos Estados e ao Distrito Federal para financiamentos de projetos de melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados brasileiros.
O seminário contará com a presença de representantes do BID, do secretário da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, e demais gestores da Sefaz e de outros órgãos estaduais beneficiados com recursos do programa, a exemplo da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria da Administração (Sead), PiauíPrev (Previdência) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE), além dos servidores desses órgãos.
A abertura do seminário será feita pelo superintendente de Gestão da Sefaz echefe da Unidade de Coordenação de Projeto (UCP), Cristovam Cruz. Na ocasião, o gestor fará uma abordagem sobre a “Visão Geral do Profisco II”.
Temas que serão apresentados no seminário
A apresentação dos temas durante o evento será realizada considerando os investimentos feitos por áreas denominadas componentes, sendo as seguintes: da Gestão Fazendária e Transparência Fiscal; da Administração Tributária e Contencioso Fiscal; e ainda da Administração Financeira e Gasto Público.
Dentre os temas que serão abordados durante o seminário, que dizem respeito aos produtos implementados estão: Escritório de gestão de processos; Programa de Capacitação Permanente; Plataforma WEB para o Sistema Integrado de Administração Tributária; Programa de educação fiscal ampliado; Modelo de fiscalização e inteligência fiscal massiva; Serviços de Atenção Integral ao contribuinte via aplicativos na WEB; Sistema informático para a arrecadação e cobrança administrativa; Modelo do Marco Orçamentário de Médio Prazo (Momp); Sistema informático de gestão do Tesouro; Modelo de investimento público; e Metodologia de gestão de riscos.
Confira a programação abaixo: