Geral Piauí
Seplan reúne técnicos do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo para capacitação sobre aquisições com especialistas do BID
O curso realizado nos dias 27 e 28 de janeiro foi ministrado por especialistas do BID
29/01/2025 12h15
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Planejamento (Seplan) concluiu, nessa terça-feira (28), o curso de capacitação sobre aquisições no âmbito do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O treinamento foi organizado pela Superintendência de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef) e fortaleceu as competências dos participantes na aplicação das normas da Lei 14.133/21 e das diretrizes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), garantindo maior alinhamento às boas práticas de gestão pública.

O curso foi ministrado por especialistas do BID e contou com a participação da equipe da Unidade de Gestão do Projeto (UCP/SEPLAN) e os órgãos sub executores –  Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A capacitação proporcionou troca de experiências e a harmonização dos procedimentos de aquisição, alinhado às diretrizes do PSI.

“Trata-se de um treinamento intensivo com a equipe do Banco Interamericano, que tem como objetivo garantir a celeridade nos processos e assegurar que as aquisições sejam realizadas da melhor forma, para que os recursos sejam bem investidos na agricultura familiar do Estado. Além disso, a iniciativa contribui para a recuperação ambiental e a reorganização fundiária, viabilizando o alcance das metas do projeto e o aumento da renda da população do Piauí”, explicou o superintendente da Sutef, Eduardo Speeden.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Nos dois dias foi discutida a compreensão das normas e regulamentos das aquisições no contexto do PSI, garantindo conformidade legal. Além disso, foram aprimoradas as práticas de aquisição, aprofundando diretrizes para bens, serviços e consultorias. A capacitação também focou na aplicação prática das regras, preparando os participantes no uso de ferramentas para execução eficiente dos processos.

Para a Coordenadora de monitoramento da SAF, Márcia Raquel, os assuntos expostos serviram como orientações para a condução dos processos de aquisições. “Enriqueceu muito o conhecimento. Vai facilitar na questão de prestação de contas do projeto, e a gente precisava desse apoio para dar andamento às atividades”, afirmou.

Por fim, o treinamento proporcionou um espaço para esclarecimento de dúvidas e alinhamento entre os envolvidos na gestão das aquisições para assegurar uma gestão pública eficiente e integrada.