Geral Maranhão
Mais de 1.400 estudantes de São Luís e São José de Ribamar colam grau na maior formatura da história do Iema na Grande Ilha
A sessão solene de colação de grau, liderada pelo governador Brandão, foi celebrada no Pavilhão do Multicenter Sebrae, em São Luís, reunindo famili...
17/01/2025 22h34
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Um total de 1.430 estudantes do Ensino Médio Técnico de todas as unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia  do Maranhão (Iema) de São Luís e de São José de Ribamar colaram grau nesta quinta-feira, 16. Foi a maior formatura já realizada pelo instituto envolvendo alunos da Grande Ilha.

A sessão solene de colação de grau  foi celebrada no Pavilhão do Multicenter Sebrae, em São Luís, reunindo familiares, professores, gestores e autoridades, em um momento de reconhecimento aos esforços e conquistas dos estudantes. O governador Carlos Brandão liderou a cerimônia de formatura.

“Momento de muita alegria. Eu vejo esses garotos, meninos e meninas, se formando no Iema, garantindo seu futuro e o Governo do Estado acreditando, investindo, porque o melhor caminho para as pessoas mudarem de vida é a educação. Aqui, nós vimos que estamos fazendo a coisa certa, investindo na capacitação profissional dos professores, nos prédios, nos alunos, para que eles possam ser, amanhã, advogados, médicos ou engenheiros”, destacou Brandão.   

A formatura simboliza o encerramento de um ciclo marcado por dedicação e aprendizado, destacando a importância da educação técnica e profissional na transformação da vida de jovens maranhenses.

Com cursos que integram formação acadêmica, profissionalizante e protagonismo estudantil, o Iema oferece aos estudantes a oportunidade de sair do ensino médio não apenas com uma certificação escolar, mas também com qualificação profissional, preparando-os para o mercado de trabalho e para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

“Hoje é um dia de muita alegria para o Iema. A gente consegue fazer a culminância da nossa colação de grau. São mais de 1.400 alunos formando, de diversos cursos técnicos, de nove unidades do Iema da região metropolitana de São Luís. É um momento para a gente conseguir materializar os resultados positivos que nós tivemos”, ressaltou a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz.  

Colaram grau estudantes de 39 turmas de nove unidades do Iema Pleno da Grande Ilha. A combinação de ensino técnico e humanizado posiciona o Iema como um modelo de educação pública que transforma realidades, possibilitando que os jovens se tornem protagonistas de suas histórias e agentes de mudança em suas comunidades. “O Iema abriu muitas portas para mim. Pude crescer muito, tanto profissionalmente, quanto como pessoa. Por lá passamos três anos e estou saindo como uma pessoa melhor. Eu evoluí muito e, com certeza, a minha formação técnica em gastronomia vai me ajudar muito no mercado de trabalho”, comemora a estudante Ingrid Ribeiro, formanda no curso médio técnico em gastronomia.

Iema foi destaque em 2024

O ano de 2024 foi especialmente significativo para o Iema, que alcançou marcos importantes. Entre os grandes feitos está a realização da Roboworld Cup FIRA, um dos maiores eventos internacionais de robótica; Game Jam das Iemanas, em parceria com o Unicef, que inseriu milhares de meninas no universo da tecnologia, e a 1ª Feira Cultural Étnico-Racial do Maranhão.

“É um momento marcante para os nossos jovens protagonistas. É um momento muito esperado, que já deixa saudades, porque três anos vivenciando o dia a dia de uma escola Iema é movimentar a diferença na vida desses estudantes. Hoje, com apoio do governador Carlos Brandão, nós temos muito diferencial nas escolas do Iema. O Iema hoje realmente transforma vidas”, ressaltou a professora Jesus Costa, gestora geral do Iema Pleno São Luís - Sousândrade.

Para o aluno do Iema, Flaviano dos Santos, graduando no curso médio técnico em gastronomia, a formação adquirida ao longo dos anos de estudo no instituto servirá para a vida inteira. “É uma sensação incrível me formar no curso de gastronomia. Sempre quis, desde o fundamental, me formar no Ensino Médio, dar orgulho para a minha mãe, para o meu pai e para quem sempre me apoiou. O meu curso de gastronomia eu vou levar para a vida”.  

Sobre o Iema

O Iema foi criado no dia 2 de janeiro de 2015 com o intuito de ampliar a oferta no Maranhão, de educação profissional, científica e tecnológica. A proposta é implantar o Instituto em todas as regiões do Estado, oferecendo à sociedade condições e oportunidade para o desenvolvimento dos seus potenciais, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

São 46 Iemas Plenos que ofertam Ensino Médio Técnico em Tempo Integral, dois Iemas bilíngues de Ensino Fundamental (uma em São Luís e outra na cidade de Santa Inês) e 27 Iemas vocacionais para oferta de cursos profissionalizantes de Formação Inicial Continuada (FIC).