Geral Maranhão
SES e Fiocruz abrem inscrições para o “1º Desafio SUPERSUS: Formando Sanitaristas para 2050”
A realização do desafio no estado se dá em razão de o Maranhão ter sido escolhido como modelo pela Fiocruz de Pernambuco para a implantação do Proj...
17/01/2025 17h03
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga o edital que vai selecionar tutores protagonistas para o "1º Desafio SUPERSUS: Formando Sanitaristas para 2050". O prazo para inscrições dos estudantes das escolas da Unidade Regional de Itapecuru-Mirim será de 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2025, conforme edital das Secretarias Municipais de Educação participantes.

A realização do desafio no estado se dá em razão de o Maranhão ter sido escolhido como modelo pela Fiocruz de Pernambuco para a implantação do Projeto SUPERSUS para dar início ao Ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil. Com isso, o estado se torna o primeiro do país a trabalhar o protagonismo juvenil nas nossas escolas consideradas prioritárias e que foram sinalizadas pelo Ministério da Saúde. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde ( https://tinyurl.com/3m6xea4x

O anúncio foi realizado durante evento ocorrido na sede da Fiocruz, situada no Estado de Pernambuco, em dezembro de 2024. Na oportunidade, representaram o Governo do Maranhão o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira; e o coordenador do Programa Saúde na Escola Estadual, Jadilson Neto.

"O Maranhão ser escolhido como modelo para o Brasil todo diz muito sobre o trabalho que temos desenvolvido nestes últimos anos, buscando sempre aliar educação com saúde e prevenção", disse o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira.

O projeto será implementado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretarias Municipais de Educação da região. Além de Itapecuru-Mirim, a regional é formada pelos municípios de Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim. 

Desafio SUPERSUS

O Desafio SUPERSUS no Maranhão tem por objetivo engajar estudantes e educadores na promoção da saúde pública junto ao PSE. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento integral dos educandos, através do incentivo a pesquisas e atividades em diálogo com a realidade dos territórios onde vivem, promovendo debates sobre a importância dos pilares do SUS: Prevenção, Autocuidado, Empatia, Justiça Social e o Direito à Saúde e à Democracia.

Serão selecionados 14 protagonistas, um para cada município que compõe a Unidade Regional de Saúde de Itapecuru, além de um protagonista do município de Paço do Lumiar. A escolha da Região de Itapecuru se deve pela grande presença de escolas quilombolas, assim como o município de Paço do Lumiar, que já é uma referência para o PSE e receberá o projeto piloto. 

"Saber que os nossos estudantes estão sendo os protagonistas desta mudança nacional confirma o porquê de sermos referência em uma gestão participativa e amiga da saúde escolar", destacou o coordenador do PSE Estadual, Jadilson Neto.

Entre as escolas consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde, estão as escolas indígenas, quilombolas, rurais, em assentamentos e as creches públicas ou conveniadas. Também fazem parte as escolas de ensino infantil, com educandos em medida socioeducativa, com mais de 50% dos educandos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e de Jovens e Adultos (EJA).

Seleção e inscrições

Os protagonistas serão selecionados por meio de edital próprio de cada município. Para participar o município precisará estar habilitado no PSE. O resultado da seleção dos estudantes protagonistas será divulgado a partir do dia 1º de março de 2025. No entanto, as atividades só serão iniciadas na última semana do mesmo mês para treinamento e com a devida implementação de uma bolsa no valor de R$ 300,00, concedida pela Fiocruz.

Para tanto, os estudantes deverão atender aos seguintes critérios: estar regularmente matriculado na rede de ensino; ter perfil ativo no Instagram; e ser dinâmico e ter disponibilidade para atuar nas redes sociais. Uma vez participante do projeto, o estudante protagonista terá a função de ser o multiplicador do projeto em seu território.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de edital e poderá ser feita pelo Jovem Protagonista, que deverá inscrever sua escola, anexando uma carta de anuência assinada pelo gestor escolar e por pelo menos um educador. Cada escola do mesmo município poderá ter mais de um educando inscrito, porém apenas um estudante de cada município será selecionado.

No momento da inscrição deverão ser fornecidos documento de identidade do aluno com CPF, comprovante de matrícula que comprove também o vínculo com o município que ele representará, além de um vídeo de apresentação de até 2 minutos contendo a apresentação do aluno e da escola.

Desafio

O desafio terá duração de um ano, mas os planos de trabalho deverão ser executados no prazo máximo de 6 meses, que é o tempo correspondente ao período de um semestre letivo. As atividades deverão fazer uso do jogo SUPERSUS como ferramenta principal para o engajamento dos alunos e educadores.

As atividades deverão seguir temas com foco transversal nas iniquidades relacionadas à raça/etnia, gênero, condição socioeconômica, interiorização do acesso e capacitismo. Toda a atividade será guiada por um cronograma de execução, a ser disponibilizado pelo Projeto SUPERSUS.