O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Hércules Medeiros, revelou em entrevista ao Notícia da Manhã desta terça-feira (14) que o relatório preliminar realizado pela comissão de engenheiros do Crea durante inspeção na Ponte Metálica — que conecta Teresina, no Piauí, a Timon, no Maranhão — aponta para a necessidade urgente de manutenção na estrutura.
Segundo Hércules Medeiros, a urgência na realização dos reparos na Ponte Metálica deve-se ao tempo necessário para executar as obras, especialmente devido às dificuldades adicionais causadas pelo período chuvoso. O relatório final da inspeção na ponte deve ser concluído nos próximos dias.
“O relatório já está bem encaminhado. Devemos finalizá-lo provavelmente até o fim desta semana ou no início da próxima, mas o indicativo é grave. Como já destacamos, há necessidade de intervenção imediata, uma coisa urgente, por conta da demora em realizar uma intervenção dessa, especialmente durante o período chuvoso. Se começarmos agora, será um processo que levará meses. Por isso, é urgente dar início aos trabalhos de manutenção na ponte”, afirmou.
Durante a vistoria, o principal problema identificado foi a exposição dos trilhos metálicos que sustentam os pilares da ponte.
“O ponto principal é a exposição das estacas que sustentam os pilares dentro do rio. Essas estacas são formadas por trilhos metálicos revestidos por concreto, mas essa proteção já está bastante comprometida. Muitos desses trilhos estão expostos. Essa área sofre ainda mais com a corrosão porque parte do ano fica submersa e outra parte não. Em médio prazo, isso pode, de fato, comprometer a estrutura”, explicou o presidente.
Hércules reforçou que a Ponte Metálica ainda pode ser utilizada atualmente, mas ressaltou que a segurança está em risco sem uma manutenção urgente.
“No momento, ainda é possível utilizar a ponte, mas, em breve, essa garantia pode deixar de existir. Portanto, é realmente necessário iniciar a intervenção o quanto antes”, alertou.
Ainda nesta terça-feira (14), Hércules Medeiros participa de uma reunião com o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) e a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para tratar de vistorias em outras pontes e estruturas do estado. A situação de barragens e barreiros no Piauí também será analisada com a Defesa Civil do estado através de um termo de cooperação técnica entre o Crea e o órgão.