Esportes Piauiense 2025
Primeira rodada do Piauizão 2025 marca a melhor média de gols dos últimos 5 anos
Atlético-PI, Altos, Parnahyba e Piauí largam na frente nos seus respectivos grupos.
13/01/2025 10h32 Atualizada há 9 horas
Por: Emanuel Lucas
Roberta Aline

O pontapé inicial do campeonato foi dado no sábado com dois jogos, um no Estádio Albertão e outro na Arena Ytacoatiara, em Piripiri.

Atlético-PI e River fizeram seu primeiro encontro na história, uma vez que o CAP é um clube com apenas 5 anos de existência e o River dispensa apresentações, sendo o maior campeão do estado do Piauí com 32 estaduais. O jogo teve bastante público, bastante movimentado e como todo bom espetáculo, teve polêmica. Após muita ofensividade do Cavernão, o primeiro gol da partida aconteceu aos 43 minutos do primeiro tempo, após bela jogada de contra-ataque puxada por Esquerdinha, que viu Júnior Mandacaru entrar livre de marcação dentro da área e cruzar rasteiro para Júlio Ferrari fazer o primeiro gol da história do CAP na primeira divisão estadual. Após baixo aproveitamento nas jogadas ofensivas, o River viu o primeiro tempo ser vencido pelo time auriverde.

O segundo tempo iniciou com um volume maior de ataques do Galo Carijó, até que aos 8 minutos, conseguiram o empate, após uma cobrança de falta pelo lado esquerdo, viu o goleirão sair esquisito do gol para afastar a bola da área, mas acabou virando um bate-rebate e o Kauê em condiçaõ boa, empurrou para o fundo do gol. No primeiro tempo, a dificuldade do River era nos ataques, mas possuíam uma defesa segura, só que após o empate na segunda metade do jogo as situações se inverteram e contribuíram para que o CAP voltasse à frente do marcador. Aos 14 minutos, Ramires numa jogada rápida pela direita, conseguiu passar pela marcação e fazer um cruzamento rasteiro para Thiaguinho, e tocou para o fundo do gol, com o goleiro já batido.

O jogo no Ytacoatiara envolveu tudo. Muitos gols, ABELHAS, empate dramático e gol da vitória em grande estilo. 4 de Julho e Piauí fizeram um jogaço de bola na cidade dos "4 Is". No primeiro tempo não houve grandes oportunidades, porém, o Colorado abriu o placar com Kakim aos 42 minutos com um belo gol, após receber um lançamento no campo de ataque, se aproveitando de uma furada do defensor do Enxuga-Rato, teve tranquilidade frente a frente com o goleiro para abrir o marcador com uma cavadinha. No segundo tempo, Roberto Fernandes fez alterações pontuais no time, e conseguiram a virada no placar. Após lançamento de Zizou, Felipe Alves aproveitou que a zaga dormiu e foi à rede após uma bela cabeçada, empatando o duelo. O mesmo Felipe Alves virou o jogo, após cobrar uma penalidade máxima. Aos 25 minutos, o jogo foi interrompido após ataques de abelhas em todos que estavam no estádio, causando um tumulto generalizado, devido à procura de abrigo para evitar as ferroadas.

Depois de 40 minutos de interrupção, o jogo foi reiniciado, com uma chuva de gols após esse ocorrido. O Rubro-Anil fez 3 a 1 com Adílio, que recebeu um lançamento da defesa, ficando cara-a-cara com o goleirão do Colorado, tocando sutilmente para o fundo da meta. O 4 de Julho esboçou reação, diminuindo o marcador com Aluízio, que após jogada individual dentro da área, acerta um míssil nas redes do goleiro Alan do Enxuga-Rato. Não demorou muito para que o Colorado empatasse do duelo em 3 a 3, após mais uma cochilada da zaga do Piauizão, Kakim fez o seu segundo no jogo após um passe em profundidade. O Piauí deu números finais ao jogo em grande estilo, após bela cobrança de falta executada por Nascimento, que acertou a gaveta direita do goleirão do Colorado, terminando 4 a 3 para o clube da capital.

No domingo, a rodada continuou com um jogo na capital e outro no litoral piauiense.

Na capital, Altos e Fluminense reeditaram a final do estadual de 2021, oportunidade essa em que o Jacaré Altoense havia se sagrado campeão pela 3º vez. O jogo em si, não teve grandes oportunidades de gol, fazendo com que a partida fosse vencida pelo placar mínimo. O Altos abriu o placar aos 12 minutos de jogo, após cobrança de falta pelo lado esquerdo ofensivo, onde Joécio fez um desvio para a pequena área e Lucas Reis empurrou para o fundo do gol. Ainda no primeiro tempo até houve uma melhora no Vaqueiro Belchior, mas nada que pudesse vazar Careca, o goleiro do Altos. O jogo permaneceu com algumas chances, mas nada que alterasse o placar, terminando 1 a 0 para o clube altoense. Após o jogo, Francisco Diá, técnico do Jacaré, comentou à imprensa que a equipe precisa ter mais efetividade nas suas jogadas ofensivas em seus próximos compromissos.

No litoral, o atual vice-estadual Parnahyba recebeu a Oeirense, e fez seu dever de casa. Em jogo movimentado, com dois gols contra e idas ao chuveiro de forma precoce, o Tubarão não tomou sustos e ficou com os três pontos do duelo. O equilíbrio das forças foi a palavra-chave do confronto, e mesmo atuando longe de seus domínios, o Cachorro Louco foi quem teve mais a pelota, porém, o Tubarão botou ordem na casa e abriu o placar aos 25 minutos de jogo, com Xexéu fazendo um cruzamento na área, e Danilo se atrapalhando no domínio e marcando contra. No segundo tempo, os Azulinos fizeram uma forte pressão para conseguir o segundo gol, até que aos 14 minutos, Emílio subiu mais alto que os zagueiros após jogada lateral, e marcou o segundo do Tubarão. O time do litoral acabou perdendo Emerson por uma expulsão, com isso, o time de Oeiras conseguiu atacar mais e conseguiu diminuir o placar com Emílio marcando contra, após um cruzamento de Eddy, retribuindo o presente do Danilo ao marcar um gol contra para o Parnahyba, terminando assim, 2 a 1.

A segunda rodada acontecerá no próximo final de semana. No sábado (18), River e Altos se enfrentam no Albertão, às 16h; Oeirense e 4 de Julho no Gerson Campos, em Oeiras, às 15h45; no domingo (19) teremos somente um jogo entre Fluminense e Atlético-PI às 16h no Albertão, e na segunda (20) também no Albertão, teremos o embate entre Piauí e Parnahyba, às 19h.