Os moradores do Conjunto Bernardo Rego, em Esperantina (PI), enfrentam uma interrupção no fornecimento de água potável há três dias. O problema começou no sábado (4), após a queima de uma bomba responsável por melhorar a pressão e a distribuição de água para as áreas do bairro, que possui um relevo irregular e exige equipamentos específicos para atender à demanda.
A bomba, localizada na entrada do conjunto, é essencial para manter o abastecimento, mas segue inoperante. Em nota emitida no mesmo dia, a Agespisa, empresa encarregada do fornecimento de água, informou que estava adotando medidas para solucionar o problema. No entanto, até a noite desta segunda-feira (6), o fornecimento de água não havia sido restabelecido.
A falta de água tem causado grandes transtornos à comunidade. Moradores relatam dificuldades para realizar tarefas domésticas como lavar roupas, preparar alimentos e manter a higiene. “Alguns estão indo buscar água no bairro Canto da Velha, mas eu não consigo, porque sou idosa”, desabafou uma moradora.
Até o momento, a concessionária não apresentou uma previsão para que o abastecimento seja normalizado, deixando a população ainda mais apreensiva diante da situação.