Em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí celebrou 80 anos de existência e este ano foi, sem dúvidas, emblemático para a Instituição, que contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para renovar e melhorar seu atendimento e estrutura.
Um marco para a instituição foi a realização da maior nomeação da história do CBMEPI, quando 205 novos homens e mulheres, aprovados em concurso público realizado em 2023 pelo Governo do Estado, foram nomeados pelo governador Rafael Fonteles em julho deste ano. “São 205 novos membros que passam a fazer parte dessa corporação tão admirada. Muito feliz por participar de um dia histórico para essa instituição tão importante na proteção da sociedade piauiense”, destacou o governador na ocasião.
Além do aumento de efetivo, importantes investimentos estruturais também foram realizados, o que garante a valorização do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o relatório da Diretoria Financeira do CBMEPI, de janeiro até novembro de 2024, o Governo do Piauí já investiu cerca de R$ 46 milhões em recursos que contemplam todos os grupamentos do Estado.
Os valores incluem a entrega de novos equipamentos de proteção individual, como roupas especiais de combate a incêndios, motosserras, sopradores, líquido gerador de espuma, novos veículos, fardamentos, manutenção de estruturas para o funcionamento das unidades na capital e interior do estado, cursos, feiras, seminários, capacitação de efetivo e operações planejadas. “Tudo isso contribui com o perceptível melhoramento do tempo resposta de atendimento de nossas ocorrências”, agradeceu o comandante-geral, coronel José de Arimatéia Rêgo, anunciando que prevista ainda a inauguração do subgrupamento da cidade de Esperantina, que tem o apoio da prefeitura do município, e que deve ser entregue ainda neste mês de dezembro.
Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual, ligados ao Fundo de Aparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (Funap-CBMEPI). Parte deles também vem de emendas parlamentares dos deputados federais Merlong Solano e Júlio César, além do Ministério da Justiça e da Receita Federal.
Ainda de acordo com relatório da Diretoria Financeira do CBMEPI, somente neste ano de 2024, com investimentos próprios da Instituição, através do Fundo de Aparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (Funap-CBMEPI), valor de R$ 9 milhões foi investido em processos de vistorias técnicas, liberação de alvarás, além de novos equipamentos, veículos e uniformes.
Dentre os equipamentos, foram adquiridas novas mangueiras, extintores, e aparelhagem para atividades de mergulho, materiais estes que já foram distribuídos entre todos os grupamentos do Estado. Dentre os veículos, se destaca a aquisição de novas seis viaturas auto bomba tanque, modelos de última geração adquiridos em uma fábrica da Espanha. Atualmente, o CBMEPI conta com uma frota de 95 veículos, que incluem pick-ups acopladas a kits de combate a incêndios, ambulâncias para atendimentos pré-hospitalares, viaturas auto bomba tanques, caminhões, e outros veículos para uso administrativo.
Vistoria de Imóveis e maior segurança estrutural
Em agosto deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar deflagrou a primeira fase da Operação Centro Seguro, com o objetivo de fiscalizar edificações comerciais no centro da cidade e garantir que os imóveis estejam em cumprimento com as normas de segurança estabelecidas em projetos contra incêndio e pânico. Durante a operação, foram avaliadas questões estruturais como a presença de saídas de emergência, sistemas de iluminação e a instalação de equipamentos adequados como extintores e alarmes.
Um ano marcado pela prestação de apoio nacional e internacional
Em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) atuou em diversas operações nacionais e internacionais. Em maio, enviou equipe para auxiliar no resgate de pessoas e animais atingidos por enchentes no Rio Grande do Sul. Em setembro, bombeiros piauienses foram mobilizados para combater incêndios florestais no Pará e na Bolívia. Ao todo, foram realizadas mais de 277 ocorrências, incluindo resgates, apoio à força nacional e distribuição de ajuda humanitária.