Desde o final de junho deste ano, a Polícia Militar do Piauí conta com um sistema moderno de radiocomunicação. A instalação do novo serviço, que combina recursos de dados, voz, GPS, comando e controle por meio de inteligência artificial, contribui para a realização de operações policiais mais rápidas, eficazes, modernas, seguras e integradas. Só nesta etapa, a Polícia Militar já recebeu do Governo do Piauí cerca de 600 rádios digitais, beneficiando a capital e todo o litoral do Meio Norte. Além da PMPI, as demais forças de segurança do estado também foram contempladas com os novos equipamentos.
O novo sistema será estendido para todo o Piauí na segunda fase, prevista para o início de 2025, com a distribuição de mais 900 rádios digitais para os demais municípios piauienses. De acordo com o Comandante-Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, a modernização do sistema de radiocomunicação representa um marco histórico na segurança pública.
“A nova rede de rádio é um marco para as forças de segurança em nosso estado, pois representa um avanço tecnológico que otimiza significativamente as nossas operações. O novo sistema permite uma comunicação mais clara e instantânea entre todas as equipes, agilizando o atendimento às ocorrências e a coordenação das ações. Com a substituição do sistema anterior, a cobertura foi ampliada e a qualidade da comunicação foi melhorada. Agora, os policiais podem se comunicar de forma mais eficiente, mesmo em áreas remotas. Vale ressaltar que a integração com outros sistemas, como GPS e dados, também permite um melhor acompanhamento das viaturas em campo e uma gestão mais precisa das operações. Essa modernização foi fundamental para garantir a segurança da população e fortalecer ainda mais a atuação das nossas forças de segurança”, completou Scheiwann Lopes.
Além de serem instalados em viaturas, os rádios estão presentes nas mochilas táticas utilizadas durante operações em campo pela Polícia Militar. Segundo o chefe do Setor de Telecomunicações da PMPI, Capitão Josué Menezes, o sistema vem apresentando resultados satisfatórios nas ações policiais.
“A radiocomunicação facilita bastante o nosso trabalho, porque ocorre em tempo real. Uma viatura chama outra e, automaticamente, recebe a mensagem e responde em questão de segundos. Atualmente, o nosso sistema de rádio está cobrindo a região metropolitana de Teresina, que envolve a capital e as cidades adjacentes, como Demerval Lobão, Água Branca, José de Freitas e Altos, por exemplo. Além disso, a região do litoral do Meio Norte, que abrange as cidades de Parnaíba, Piripiri e Piracuruca, também já está coberta com as torres de comunicação. A ideia é estender o serviço para todo o estado, alcançando assim a região do Semiárido e do Cerrado, incluindo cidades como Floriano, Bom Jesus e Corrente”, acrescentou Josué.
O novo sistema de radiocomunicação é capaz de alcançar locais que não possuem cobertura de telefonia móvel, como explica o Capitão Josué. “Não ficamos reféns de operadoras de celular. Sabemos que nem todos os lugares têm cobertura de telefonia móvel. Assim, a radiocomunicação supera essa limitação. Ela atende plenamente à nossa demanda, pois não dependemos de uma única forma de comunicação. Esse sistema, via rádio, nos oferece maior cobertura, o que facilita ainda mais o andamento das nossas operações em todo o estado”, concluiu.