Mais de 4.100 policiais estão mobilizados para a Operação Boas Festas, lançada nesta segunda-feira (23) em todo o Maranhão pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. A ação tem como objetivo reforçar o policiamento ostensivo durante as festividades de Natal e Ano Novo, oferecendo segurança à população e aos turistas que visitam o estado neste período.
Na Grande Ilha, região que concentra os principais eventos e atrai grande fluxo de visitantes nesta época do ano, 1.500 policiais (do contingente total) foram destacados para intensificar o patrulhamento em áreas de shows, praias e corredores de maior circulação.
Além das equipes a pé, motorizadas e montadas, os agentes contam com quadriciclos e bicicletas para cobrir terrenos específicos, como faixas de areia e trilhas de acesso. O Centro Tático Aéreo (CTA) também participa da operação, com bases distribuídas estrategicamente nas cidades de São Luís, Imperatriz, Presidente Dutra e Balsas.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, destacou que o planejamento é fruto de uma estratégia já consolidada. “Iniciamos a semana com o lançamento da Operação Boas Festas em todo o Maranhão. São cerca de quatro mil policiais que reforçarão o policiamento em todo o estado, garantindo um Natal e um Ano Novo mais seguro. Esta mesma operação nós realizamos no ano passado com muito êxito, e este ano ela será melhor ainda, garantindo tranquilidade e paz social a todos”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pitágoras Nunes, explicou que o efetivo atua como um reforço às atividades regulares da corporação. “Essa operação conta com mais de 4 mil policiais em todo o Maranhão, reforçando o policiamento ordinário que já vem sendo desenvolvido tanto na Ilha quanto no interior do estado. O nosso objetivo é garantir mais segurança para toda a população”, ressaltou.
Na região metropolitana, o policiamento será intensificado nos principais corredores, áreas comerciais e nos bairros mais movimentados. O comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Ilmar Gomes, destacou as estratégias adotadas para o período.
“Aqui na região metropolitana nós vamos estar com policiamento forte, principalmente nos grandes corredores da capital. Além disso, no interior dos bairros também vai haver incursões e abordagens. Com esse planejamento, a gente espera contemplar a população neste final de ano com ainda mais segurança”, explicou.
Já nas rodovias estaduais, as ações terão como foco a segurança viária e a fiscalização de motoristas, com ênfase no combate à combinação de álcool e direção. O comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Renato Abrantes, detalhou as medidas.
“Durante a operação vamos atuar com a Lei Seca para conter o fluxo viário, ordenamento de trânsito, o índice de velocidade e aquele condutor que insiste em dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. Realizaremos barreiras em pontos distintos, tanto na região metropolitana quanto no interior do estado, para garantir que todos transitem pelas ruas de forma segura”, afirmou.
A Operação Boas Festas seguirá até o início de janeiro, com atenção redobrada nos dias 24, 25 e durante a virada do ano, quando há maior concentração de pessoas em eventos públicos e espaços turísticos.