Fortalecendo a rede de saúde pública em território cearense, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral, entregou, nesta sexta-feira (20), o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Estiveram presentes na cerimônia o governador Elmano de Freitas; a secretaria da Saúde do estado, Tânia Mara Coelho; o senador da República, Cid Gomes; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; e outras autoridades.
Comprometido com a descentralização da rede pública de saúde e ciente da importância de parcerias, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do momento para, sobretudo, aqueles que mais precisam do serviço público.
“Todos sabemos a importância de um equipamento como este hospital. Agora essa população pode dizer que tem, de fato, um hospital público para chamar de seu. Tenho orgulho dessa parceria e tudo o que trabalhamos juntos. Mais uma vez Sobral será referência para o Ceará e para o Brasil”, pontuou o governador.O chefe do Executivo cearense ainda enfatizou a importância do equipamento para dar suporte a planos estaduais, como o de cirurgias eletivas. “Esse hospital, com suas salas de cirurgia e sua estrutura, vai ajudar ainda mais a saúde do estado, principalmente nas filas de cirurgias”, comentou. Apenas este ano, o Ceará realizou 153 mil cirurgias eletivas.
O Governo do Ceará investiu quase R$ 10 milhões para adquirir o hospital, por processo de desapropriação, e cedê-lo à Sobral em maio de 2022. Com a inauguração do prédio revitalizado, o equipamento passa a beneficiar não só os mais de 200 mil sobralenses, mas também a população de cidades vizinhas.À frente da pasta estadual da Saúde, a secretária Tânia Mara Coelho destacou a parceria que tem feito com os municípios para oferecer um melhor serviço a população. “O compromisso da Secretaria da Saúde do Estado é apoiar todos os municípios. A gente pretende, cada vez mais, saúde de qualidade e fortalecer os serviços”, destacou a secretária. “Quando fazemos qualquer entrega de saúde, nós fazemos com muita satisfação, porque sabemos do impacto que causa na vida das pessoas e é por isso que vamos sempre caminhar juntos para oferecer o melhor à população”, completou.
Feliz pelas diversas parcerias com o Governo do Ceará, que levaram melhorias ao povo de Sobral e toda a Região Norte, o prefeito Ivo Gomes agradeceu por essa entrega que ele classificou como a “mais importante” de sua gestão. “Do ponto de vista de impacto social é a obra mais importante dessa parceria. Então, eu estou muito feliz e grato ao Governo do Ceará pela desapropriação do prédio e pela sessão do prédio à Prefeitura. Para entregas dessa magnitude, com tanto impacto, e para que o povo de Sobral seja bem acolhido, é importante esse trabalho junto”.Com a inauguração do hospital, a população de Sobral também se beneficia de novos serviços especializados. Entre eles, destacam-se os procedimentos de endoscopia e colonoscopia, a realização de captação de órgãos para transplantes e o aumento expressivo no número de cirurgias e atendimentos ambulatoriais.
Na nova estrutura, Sobral passa a contar com hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), inaugurada no início deste ano, que mantém 10 leitos. Na área da maternidade, a capacidade foi ampliada para 16 leitos, garantindo maior acolhimento e suporte às gestantes. Além disso, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (Ucinco) duplicou o número de leitos, passando a oferecer 10 vagas para recém-nascidos que necessitam de cuidados especializados.
Entre as novidades, está a significativa ampliação dos leitos de internação. O Hospital Municipal Estevam Ponte agora conta com 56 novos leitos, distribuídos entre a Clínica Médica e a Clínica Cirúrgica. Essa medida busca reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso a tratamentos hospitalares para os pacientes que necessitam de internação prolongada.
Maycon Fellipe, médico e diretor-geral do Hospital Municipal Estevan Ponte, enfatizou a importância desse serviço que tem sido prestado, e agora será ampliado. “Essa nova estrutura vai conseguir dar mais dignidade para pacientes e acompanhantes, que vão ter um local confortável e bem dimensionado. Mais dignidade para os profissionais, que conseguirão ter um bom ambiente de trabalho com estrutura. E mais dignidade para os serviços de saúde, que vão ter uma nova estrutura em rede, com uma melhor articulação e assim ajudar mais pessoas”.
Dona Francisca já experimentou dessa dignidade citada quando realizou uma cirurgia no pescoço, na primeira parte do equipamento, que já está em funcionamento. “Fiquei dois dias internada e me trataram muito bem, tive acesso a tudo do melhor. Com essa parte inaugurada agora, muito mais gente vai conseguir ter esse atendimento que tive”, contou.
Quem também comemorou a inauguração foi a professora aposentada Terezinha Araújo, de 76 anos, que tem sua história entrelaçada com o Hospital Municipal Estevan Pontes desde 1970, na sua fundação. “Eu trabalhei nesse hospital nos primeiros três meses que foi inaugurado, na década de 70. Fui chamada pela esposa do fundador, que era minha colega dos tempos de escola. Era um hospital muito bom, mas a gente viu ele ir se acabando ao longo do tempo. Fico muito feliz de ver ele assim, revitalizado”, comentou.Para ela, ver o hospital hoje, ser inaugurado com a nova estrutura e pronto para dar um bom atendimento à população é “fenomenal”. “Essa obra é fenomenal, uma obra como esta não é sempre que se vê, ainda mais para a população mais pobre. A população de Sobral e de toda a região merece esse tratamento de excelência”, concluiu.