O contato com a natureza e a conscientização sobre a sua preservação são fundamentais para o crescimento de crianças conscientes, criativas e responsáveis. Além dos benefícios físicos e emocionais, essa interação contribui para a formação de valores e atitudes que podem transformar a sociedade no futuro.
No Estado do Ceará, a integração de iniciativas ambientais com o cuidado infantil é uma realidade desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS). Integrante do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI) – um esforço colaborativo que envolve diversas secretarias estaduais – a Sema realiza ações de educação ambiental, plantio e doações de mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais (nativas) nas inaugurações de equipamentos do Mais Infância Ceará.
De acordo com o biólogo Christopher Morais, da Célula de Políticas de Flora da Sema, desde 2019, a pasta já plantou e doou 13.290 mudas durante as entregas de Centros de Educação Infantil (CEI), Brinquedos-Praça, Praças Mais Infância no Estado do Ceará. Ele explica que a ação é realizada por crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, que também doam mudas para a população que mora no entorno dos equipamentos.
“Foram 1.690 mudas, só este ano, no período de janeiro a novembro de 2024. Essa iniciativa do plantio de mudas nos equipamentos do Mais Infância Ceará, além de estimular o desenvolvimento infantil, é uma forma de despertar nas crianças e na comunidade a importância do ecossistema onde eles estão inseridos, além de garantir espaços mais agradáveis para brincarem”, pontuou Christopher.
Além do plantio e doação de mudas, a Sema também apoia ações do Zona Viva e da Cidade Mais Infância.
Criado em agosto de 2015, o Mais Infância Ceará defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, tem a visão de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade, com a missão de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança.
Em janeiro de 2021, foi sancionada a lei que atualizou e consolidou a iniciativa como política pública de Estado. O novo documento substituiu o que estava vigente, desde março de 2019, quando institui o Programa como uma lei estadual, promovendo e desenvolvendo ações intersetoriais para promoção do desenvolvimento infantil.