A Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria das Relações Sociais (Seres), promoveu, nessa quinta-feira (19), uma reunião estratégica para a alinhar a execução das obras e serviços previstos no Orçamento Participativo Digital (OPA) 2024/2025. O encontro, realizado no auditório da Seplan, reuniu gestores e superintendentes dos órgãos estaduais responsáveis pela implementação das propostas eleitas pela população.
O encontro foi coordenado pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim; pela secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes; e pela superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual, Adrianne Arruda.
Bonfim destacou a importância do encontro para fortalecer a interação entre os órgãos. “Esse momento nos permite trocar ideias e receber feedback das áreas. Logo no início do ano, iniciaremos as obras do OPA 2025, e nosso objetivo é trabalhar de forma cada vez mais alinhada, garantindo assim um resultado mais rápido para a população”, afirmou o gestor.
Durante a reunião, foram discutidas questões sobre a elaboração de projetos básicos, os processos licitatórios e a execução das propostas eleitas, visando garantir a efetiva implementação das ações.
Participaram do encontro gestores das secretarias estaduais de Segurança (SSP), Cultura (Secult), Infraestrutura (Seinfra), Cidades (Secid), Esportes (Secepi), Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir), Defesa Civil (Sedec), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Integração e Desenvolvimento Regional (Sider), além dos institutos de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e de Saneamento Básico do Estado (Isbpi).
A edição 2024/2025 do Orçamento Participativo Digital (OPA) contempla 148 propostas eleitas pela população. Destas, 83 serão executadas em Teresina, 21 em Parnaíba, 15 em Picos, 12 em Piripiri e 17 em Floriano. A área de mobilidade urbana e urbanização foi a mais votada, com 60,17% das propostas, seguida por esporte e lazer (17,91%), cultura (9,88%), segurança e justiça (9,56%) e produtividade e agricultura (2,48%).