Uma iniciativa da vereadora Silvana Noely (PSB) resultou na concessão do Título de Cidadão Ludovicense ao Pr. Carlos Kenne Ramos Guimarães e a Idelfonso Rodrigues Loiola. A solenidade de entrega ocorreu no Plenário Simão Estácio da Silveira na tarde desta terça-feira, 17, na presença de familiares e amigos.
A parlamentar mencionou em discurso parte de sua trajetória com a dança e de que forma os homenageados – que atuam na área – impactaram sua história. Nesse sentido, defendeu a valorização dos dançarinos e dançarinas ludovicenses.
“Para mim foi muito gratificante chegar até aqui e poder trazer para este espaço outras pessoas que fizeram parte de diversos nichos da minha vida: entre eles o da dança. Hoje é mais um reconhecimento por aquilo que vocês fazem pela nossa cidade”, discursou.
Durante o evento foram lidos os Decretos Legislativos nº 144/24 e 145/24 que deram origem as homenagens. Além da entrega dos Títulos de Cidadão Ludovicense e da leitura do termo de outorga.
Sobre a concessão do título, Idelfonso Loiola – professor e empresário no ramo de dança de salão – agradeceu a inciativa, compartilhando do pensamento de que a arte promoveu uma transformação em sua vida. Assim, fez votos de continuar a contribuir com o cenário da dança em São Luís..
“Estou na dança há 23 anos, tenho uma escola há 21 e como mencionei a um amigo há pouco, temos a missão de servir. Espero poder continuar a servir por muitos anos, com muito amor, respeito, honrando este dom que Deus me deu”, proferiu Idelfonso.
Entre a contribuição na dança e outros aspectos do cotidiano da cidade, o Pr. Carlos Kenne falou sobre sua atuação na esfera pública e mais recente na esfera espiritual, com a oferta de
orientação.
“Esse tem sido meu legado – agora posso dizer – à minha São Luís no serviço público, na área artística-cultural, no âmbito espiritual e psicológico, e no âmbito social com o apoio a um projeto de ginástica artística e balé”, declarou.
Carlos Kenne Ramos Guimarães
Carlos Kenne Ramos Guimarães, maranhense, nasceu em 1970 na cidade de São Luiz Gonzaga – MA. Filho de Nilza Bernardino Ramos e Antonio Carlos Guimarães, mudou-se para São Luís em dezembro de 1984, aos 14 anos, para estudar na Escola Agrícola, atual IFMA, onde concluiu o curso de Técnico em Agropecuária em 1987.
Esteve ativo no Poder Judiciário de 1992 a 2022, ofício que desenvolveu paralelo à dança. Como bailarino, integrou a Companhia Ópera Brasil, sob direção de Fernando Bicudo, no Teatro Arthur Azevedo. Foi um dos fundadores da Pulsar Companhia de Dança, uma das mais reconhecidas e premiadas companhias de dança contemporânea do Maranhão.
Atualmente, dedica-se aos estudos, alcançando diversas formações acadêmicas. Ele possui graduação em Teologia pelo INTA – Instituto de Teologia Aplicada (2006), formação em Psicanálise pela Escola de Psicanálise Independente (2021), especialização em Sexologia Multidisciplinar pela POS FG Faculdade Global (2022) e Logoterapia pelo Instituto Alberto Nery de Psicologia e Logoterapia (2023).
Como pastor da Catedral de Louvor Maranata, atua sobretudo no aconselhamento de questões de espiritualidade, identidade e sexualidade.
Idelfonso Rodrigues Loiola
Idelfonso Rodrigues Loiola nasceu em 11 de novembro de 1985, em Timon – MA, e foi registrado emTeresina – PI. Filho de Antônio Araújo Loiola e Conceição de Maria Rodrigues Loiola, é irmão de Criszeuda MariaRodrigues Loiola e Afonso Rodrigues Loiola, esposo de Alana Vasques Nava Loiola e pai de Alice Vasques NavaLoiola.
Coreógrafo, bailarino e professor de Educação Física, Idelfonso possui o Registro Profissional de Artista (DRT 283 – MA) e o CREF 003858-G/MA. Sua trajetória artística teve início aos 12 anos, ao participar de um projeto social que promovia capoeira e percussão na comunidade Vicente Fialho, em São Luís. Em 2001, começou seus estudos em Dança de Salão, e no ano seguinte passou a lecionar essa modalidade, marcando o início de sua dedicação ao movimento da Dança de Salão na cidade. Ao longo de 23 anos se consolidou como um dos mais respeitados
profissionais da área, utilizando a dança para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.