A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), entregou nesta sexta-feira (13) o Selo Escola Sustentável 2024 às unidades de ensino da rede pública estadual que se engajaram no desenvolvimento de ações socioambientais ao longo do ano. A solenidade fez parte da programação do Ceará Científico, realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza. O secretário executivo da Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino; e o assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno, participaram da cerimônia.
O Selo certificou e premiou 17 escolas que atingiram as pontuações necessárias para a classificação dos projetos, a partir de quatro eixos avaliados: currículo, gestão ambiental escolar, espaço físico e educomunicação.
Helder Nogueira defende o fortalecimento da política ambiental na educação. “Essa premiação veio para ficar, já tem uma linha de tradição nas escolas públicas do Ceará. É um edital que prevê uma agenda extensa para a escola. Não é algo simples, pois precisa ser construída ao longo do ano inteiro. O certificado expressa um momento simbólico de um movimento muito bem feito pelas escolas durante a sua jornada. Nosso trabalho é dar suporte para que esse processo seja exitoso. Na educação, nada se faz sozinho. Tudo se constroi coletivamente”, observa o secretário executivo.
Gustavo Vicentino observa que a cultura socioambiental é fundamental para os jovens. O gestor reconhece as vitórias obtidas pelas escolas que receberam o Selo, e convida os estudantes a participarem do processo seletivo para Agente Jovem Ambiental (AJA), promovido pela Sema. “As secretarias têm um pensamento interinstitucional. Quero instigar a todos vocês, alunos da rede pública, a acompanharem o processo do AJA, pois no ano que vem vamos ter inscrições. É através das atividades dos agentes dentro dos territórios que a gente consegue, com ações locais, causar um impacto global”, ressalta.
Artur Bruno, que era titular da Sema à época da implantação do programa do Selo, enaltece o sucesso e a continuidade da iniciativa. “Quero registrar minha satisfação e orgulho de ter participado de tudo isso. Parabenizo a Seduc e a Sema, por terem se unido nesse grande trabalho. No ano que vem, o tema principal das ações pedagógicas nas escolas será a educação ambiental. Logo quando o mundo inteiro vai estar olhando para o Brasil, porque sediaremos a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30). Vamos mostrar o que estamos fazendo pelo nosso meio ambiente, lembrando que tudo começa na escola, na família e nas comunidades. Parabéns aos jovens da educação cearense, aos colegas diretores, professores e servidores, por terem aderido a esse grande programa”, comemora.
Na edição deste ano, foram contempladas pela seleção as unidades de ensino pertencentes aos seguintes grupos: Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e Escolas Regulares. A premiação neste ano foi dada aos três primeiros lugares. Contudo, a certificação de Escola Sustentável foi dada a todas as escolas que mantiveram a pontuação mínima de 700 pontos em todo o processo.