A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio do edital nº 001/2023, retificou o edital do novo processo seletivo simplificado, cuja meta é preencher 4.382 vagas no Programa Jovem Aprendiz. O também prevê a formação de cadastro de reserva. As inscrições do certame foram prorrogadas, agora os interessados podem se inscrever até o dia 05 de maio de 2023.
As contratações serão pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, pelo prazo de até 24 meses consecutivos. As vagas estão distribuídas para muitas cidades de todas as unidades da federação, a saber:
Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Os estudantes admitidos receberão um salário-mínimo-hora, em troca de 20 horas semanais de estágio de aprendizagem. Há ainda a cobertura de benefícios, tais como:
Vale-transporte compartilhado;
Vale-refeição ou alimentação, compartilhados em 5%; e
Uniforme (camiseta).
O Programa terá duas etapas: uma teórica, com curso de aprendizagem profissional de 120 horas sequenciais, e uma etapa prática, a ser realizada nas instalações dos Correios.
Requisitos e inscrições
Se você, jovem, estiver interessado em ingressar na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como Jovem Aprendiz, fique atento aos requisitos. As principais exigências são:
Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira;
Ter entre 14 e 21 anos completos;
Não ter sido contratado anteriormente como Jovem Aprendiz dos Correios;
Estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental ou estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.
E então, atende às condições? Se sim, saiba que as inscrições foram prorrogadas até o dia 05 de maio de 2023, por meio do acesso ao site de seleções dos Correios.
Processo de classificação
Os candidatos serão classificados pela soma das pontuações relacionadas a alguns requisitos socioeconômicos e educacionais. Vamos listar esses requisitos em detalhes abaixo:
Renda familiar mensal – de um a seis pontos (quanto menor a renda bruta familiar, maior a pontuação);
Idade (entre 14 e 24 anos) – de um a seis pontos (quanto menor a idade, maior a pontuação);
Instituição de ensino – se pública, seis pontos; se privada, três pontos;
Participação em programas sociais do governo – não participante, zero ponto; participante (Auxílio Brasil, PETI, Programa Vira Vida/SESI, Medida de Proteção, Medida Socioeducativa – três pontos).
A validade do processo seletivo dos Correios Jovem Aprendiz é de um ano, havendo possibilidade de prorrogação.