Antônio Coellho, ex-prefeito da cidade de Capitão Gervásio Oliveira, distante a 514 km de Teresina, terá que devolver R$ 457.151,61 aos cofres públicos do município piauiense após ter sido condenado pela prática de improbidade administrativa. O fato foi denunciado pela 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, fato esse acatado e julgado nessa quarta-feira (13) pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
De acordo com as informações, o ex-prefeito Antônio Coellho foi condenado por causar prejuízo ao erário após realizar uma série de ações sem atender ao devido processo de dispensa e inexigibilidade. Entre as denúncias estão contratações de assessoria contábil e jurídica, locação de veículos, transporte de alunos, transporte de lixo, aquisição de gêneros alimentícios e aquisição de peças para manutenção de veículos.
A denúncia foi assinada pelo promotor de justiça Jorge Pessoa, no qual foi acatada e julgada pela Justiça do Piauí. Em razão das graves acusações, o ex-prefeito foi condenado a devolver aos cofres públicos de Capitão Gervásio mais de R$ 450 mil, somatório das contratações registradas pelo Ministério Público do Piauí (MPPI).
Outro ponto citado, também atendido pela Justiça do Piauí, foi um pedido do órgão ministerial para que o ex-prefeito devolva o valor gasto nas contratações, com correção monetária e juros, e que os seus direitos políticos sejam suspensos pelo prazo de cinco anos.