Começa nesta sexta-feira (8) o atendimento do mutirão do glaucoma na região de Rosário. A ação é realizada pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e oferece para a população exames, consultas e entrega do medicamento para tratamento do glaucoma.
“Com essa ampla atuação do programa do Glaucoma no Maranhão intensificamos o diagnóstico precoce da doença e a promoção da qualidade de vida das pessoas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Ao todo, o atendimento da rede estadual de saúde, nesta etapa, será realizado nos municípios de Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Presidente Juscelino, Axixá, Icatu e Santo Amaro. Para o atendimento é necessária apresentação da cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Nesta sexta-feira (8), o mutirão tem início no município de Bacabeira, às 8h, no Centro Administrativo. Em seguida, segue Santa Rita, a partir das 10h, com atendimento na Secretaria Municipal de Saúde. Em Rosário, a ação será a partir das 14h, no Centro de Especialidades Médicas.
Já no município de Presidente Juscelino, o atendimento ocorrerá às 16h na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lidimar Baima Alves.
A ação continua neste sábado (9) em Axixá, às 8h, no Colégio Militar Tiradentes. Em Icatu, os pacientes serão atendidos às 10h, no Centro de Especialidades. Na próxima quarta-feira (13) o mutirão ocorrerá na cidade de Santo Amaro, às 14h, no Centro de Saúde Monsenhor Amaro.
Glaucoma
A doença acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.
O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular. Pode ser necessário, ainda, outros exames, como de fundo de olho e campo visual.