O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) realizou, na manhã desta terça-feira (5), a abertura da Semana da Prematuridade 2024. O tema estadual desta edição destaca a importância do cuidado único para cada recém-nascido prematuro: “Cada prematuro é único. Cada cuidado faz a diferença.” Na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência na atenção neonatal, o evento é pensado para sensibilizar a comunidade sobre a prematuridade, sobre a importância do pré-natal e o tratamento destinado a cada bebê.
O diretor-geral do HGCC, Adriano Veras, destaca a essência do cuidado neonatal e a importância de toda integração de serviços para a recuperação dos pacientes. “Os bebês prematuros representam não apenas um desafio clínico, mas também uma oportunidade para demonstrarmos a força da compaixão e da solidariedade. Cada um desses pequenos pacientes é um testemunho da fragilidade da vida, mas, ao mesmo tempo, é um símbolo de esperança e resiliência”, ressaltou.
Segundo o diretor, as conquistas são evidenciadas diariamente. “Cada dia que esses bebês passam em nossas unidades de terapia intensiva neonatais é um dia de luta, mas também um dia de conquista, onde a ciência, a tecnologia e o amor se unem em prol de um futuro melhor”, completou Veras.
Corredor de palmas para homenagear pais e filhos pela força e dedicação
O evento iniciou com o registro oficial em frente à entrada principal da instituição num reconhecimento ao trabalho prestado à população por meio do cuidado neonatal. Em seguida, pais, mães e filhos foram recepcionados num “corredor de palmas”. Foi uma maneira de reconhecimento do esforço das famílias e a dedicação dos profissionais.
Os bebês desfilaram, juntamente com os pais, em mais um momento de reconhecimentoO ponto alto foi o desfile dos bebês. Eles são o destaque e mostraram sua força na recuperação. Ao todo, 17 crianças, juntamente com as mães da Unidade Canguru, foram aplaudidas pela comunidade hospitalar. A emoção tomou conta enquanto cada um desfilava e era homenageado.
Em sua fala de abertura, a diretora médica do HGCC, Lucíola Campos Lavor, fez destaque para o cuidado que inicia ainda pré-natal. “Cabe a gente engajar e conscientizar sobre a prematuridade, promover as políticas de saúde, que garantem, a esses bebês, o direito de começar suas vidas da melhor maneira possível. Cuidar da prematuridade começa antes do nascer, começa no cuidado da gestante. E aqui nós temos o pré-natal de alto risco de qualidade. Não é só a consulta com obstetra, mas garantimos o apoio de nutricionistas, de fisioterapeutas, de psicólogas, entre outros profissionais”, reconheceu.
A diretora médica do HGCC, Lucíola Lavor, destaca o cuidado que inicia ainda na gestaçãoAna Sâmia Nogueira Maia, 39, trouxe a filha, Iana Nogueira Bezerra, que nasceu no dia 10 de novembro de 2020, com apenas 1,65 kg. Ela permaneceu em cuidados intensivos por 69 dias em diversos setores do hospital, incluindo a Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa).
“Estou aqui para contar um pouco da nossa história e da realização de um sonho de ser mãe. Em plena pandemia, descobri que eu estava grávida. Fiz o acompanhamento no ambulatório de alto risco aqui no Hospital César Carlos. Minha gestação apresentava redução de crescimento tipo 2, que logo evoluiu para o tipo 3. Foi necessário acompanhar de perto e diariamente, onde tive toda a atenção e cuidado da equipe deste hospital”, relembrou a mãe.
Hoje ela tem muito a celebrar. Foram muitas conquistas até o momento. “Eu sabia o quanto ela estava lutando para viver e vir ao mundo. Agora, está prestes a fazer quatro anos. É uma criança sem nenhuma sequela, muito saudável, alegre, comunicativa, como vocês estão vendo, e praticante de esportes”, ressaltou Maia.
Exposição apresenta os “Dez Passos para o Cuidado Neonatal”A programação da Semana da Prematuridade segue até o dia 9 de novembro, com workshop, palestras, mesas-redondas para discussão do tema e ações nos mais diversos setores com equipe multiprofissional. No domingo (17), Dia Mundial da Prematuridade, serão realizadas atividades com pais e mães acompanhados pelo serviço de Acolhimento Materno, UCINCa e Casa da Gestante.