Tânia Mara Coelho destacou o poder das parcerias e da transversalidade entre as diversas pastas do Governo do Ceará
Com palestras e mesas-redondas, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) deu início à participação do Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), que segue até a próxima quarta-feira (6) no Centro de Eventos. A programação começou na noite de domingo (3) e é realizada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Nesta segunda-feira (4), uma das atrações do estande da Sesa foi a mesa-redonda com o tema “Programas de equidade no Ceará: um olhar intersetorial na promoção da garantia de direitos”, com a participação das secretárias de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; dos Povos Indígenas, Juliana Alves; e da Diversidade, Mitchele Meira.
Tânia Mara Coelho destacou o poder das parcerias e da transversalidade entre as diversas pastas do Governo do Ceará. “Temos feito essa parceria com os povos indígenas, por exemplo, e estamos conseguindo avançar muito.Na Educação Permanente, estamos com o letramento racial, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O nosso objetivo é promover a equidade entre todos os povos”, destaca.
A gestora ainda ressaltou os trabalhos da Sesa para a inclusão da diversidade e no combate à violência contra a mulher. “Teremos em breve um novo espaço transexualizador, com hormonioterapia e outras políticas de saúde para esse público. Temos um manual de cuidados para as pessoas vítimas de violência, com pontos de acolhimento e uma parceria importante com a Secretaria das Mulheres, na campanha De Outubro a Outubro Rosa. As parcerias são sempre importantes para produzirmos algo bom para a população”, disse.
A secretária executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde, Vaudelice Mota, participou do debate sobre “Desafios e caminhos para garantia do acesso da população à saúde: construção das redes integradas de Saúde Baseada na APS nas Américas – Estratégia de fortalecimento da atenção primária à saúde no Estado do Ceará”.
No estande da Sesa, as pessoas puderam pegar materiais de apoio sobre diversos temas relacionados à Saúde
Em sua fala, explicou a importância da participação da Sesa no evento. “Esse é um congresso político, de planejamento e gestão, e estamos em um momento de repensar as estratégias para fortalecer a Atenção Primária e o SUS. Essas discussões são bastante interessantes e queremos apresentar como a Sesa vem conduzindo a Atenção Primária como ordenadora do cuidado, o que fortalece o Sistema de Saúde”.
O Zé Gotinha, personagem muito querido do Sistema Único de Saúde (SUS) e da imunização, fez sucesso durante a programação da manhã do estande da Sesa.
O casal de fisioterapeutas cariocas, Mônica de Carvalho e Henrique Mendes, fez questão de tirar fotos com o Zé Gotinha
Entre as pessoas que fizeram questão de fazer um registro com ele, estavam o casal de fisioterapeutas cariocas, Mônica de Carvalho e Henrique Mendes, com os filhos, Enzo e Sara, de dez e sete anos, que participavam do Congresso. “A vacinação erradica várias doenças e desde pequenininhos eles têm que aprender sobre a vacina e que o SUS é nosso”, pontuou.
Um dos destaques da programação desta terça-feira (5) é a roda de conversa sobre “Integração do Programa Ceará sem Fome e a Atenção Primária à Saúde: promovendo o cuidado integral à população assistida pelo programa social”. Já à tarde, será discutida a “Rede Saúde Escola: uma experiência da política de educação permanente em saúde do Ceará”.
Na quarta-feira (6), ainda irão acontecer debates sobre “Saúde no Ceará: uma história para se orgulhar – Resgate histórico de estratégias pioneiras no sistema de saúde no Ceará”. No período da tarde, o tema será “As Farmácias Vivas no ciclo da assistência farmacêutica: histórico e evolução”.