O Estado do Ceará, representado pelo secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Fernando Bezerra, e pela gestora ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Doris Santos, participa da COP-16 de Biodiversidade, em Cali, Colômbia, desde o último dia 24. A Conferência, que reúne líderes, especialistas e representantes de governos de todo o mundo, é uma das mais importantes iniciativas para promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade em escala global.
Os representantes da Sema e da vinculada, Semace têm participado de reuniões técnicas e momentos de debates, compartilhando cases de sucesso das políticas públicas e ações integradas de biodiversidade e soluções baseadas na natureza, no Ceará.
Na COP-16, Fernando Bezerra atua também como coordenador da Câmara Técnica de Biodiversidade da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (CTBio/Abema), junto a Paul Dale (Semil/SP). Doris Santos, por sua vez, ocupa a função de secretária executiva dessa mesma Câmara. Eles fazem parte da delegação Abema/Brasil, levando à COP-16 a experiência do Ceará na proteção da biodiversidade e no desenvolvimento de políticas sustentáveis para o uso dos recursos naturais.
Doris Santos, Gestora Ambiental da Semace, autarquia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, mediou o painel “Mecanismos de Incentivo à Biodiversidade: Contribuições para os Objetivos Globais”, realizado no sábado (25), no Espaço Brasil, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O painel abordou a importância de mecanismos financeiros e incentivos para a implementação de ações de conservação e uso sustentável da biodiversidade, alinhados às metas globais de Kumming-Montreal.
A comitiva cearense tem integrado diversas discussões sobre temas críticos como a conservação da biodiversidade, financiamento ambiental, sítios com designação internacional e os serviços ecossistêmicos proporcionados pelos ecossistemas naturais. Em uma roda de conversa promovida pela Unesco, participaram do debate sobre “Parcerias Público-Privadas para o Turismo Sustentável em Áreas Protegidas”, e “Parcerias em Sítios Internacionais da Unesco no Brasil”.
Ainda nesta segunda-feira (28), os representantes do governo cearense, participarão do Abema’s Biodiversity Day, evento realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que ocorrerá na Casa Humboldt, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Abema.
A participação do Ceará reforça o compromisso do estado com a preservação ambiental e a promoção de práticas que garantam a integridade dos ecossistemas, reafirmando o papel do Ceará na agenda global de sustentabilidade e conservação da biodiversidade, alinhados às metas globais de Kumming-Montreal.