Em ação da segurança pública para a desarticulação de grupos criminosos no Maranhão, a Polícia Civil prendeu quatro homens e apreendeu mais de 1.500 munições nesta quinta-feira (24) no município de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Os detidos são suspeitos de crimes como associação armada, tentativa de homicídio e porte ilegal de munição.
As prisões e apreensões ocorreram no âmbito da Operação Guardião, lançada no início do mês com o objetivo de intensificar as investigações em municípios do interior do estado e prender envolvidos com o narcotráfico e a prática de homicídios, entre outros outros crimes violentos.
Segundo as investigações, os quatro presos em Pinheiro nesta quinta-feira integram uma organização criminosa envolvida em diversas tentativas de homicídios na região. A ação teve início após um dos suspeitos ser flagrado ao disparar contra um funcionário terceirizado da Delegacia Regional do município. Com ele, a polícia apreendeu mais de 1.500 munições de calibres ponto 40 e ponto 38, além de uma pistola calibre 380.
O suspeito preso inicialmente é investigado por fornecer armamentos e munições para facções criminosas. Em continuidade à operação, os policiais localizaram e prenderam outros três homens suspeitos de participação na tentativa de homicídio.
A ação foi conduzida por equipes da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e da Delegacia Regional de Pinheiro. As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes do grupo.
Mais prisões
Na última semana, os policiais também prenderam, em Pinheiro, um homem de 24 anos suspeito de tentativa de homicídio. Na ocasião, o indivíduo teria disparado contra um homem de 29 anos, atingindo-o na altura do pescoço. A vítima foi socorrida e conseguiu sobreviver ao ferimento.
Os policiais também prenderam, no âmbito da Operação Guardião, um segundo suspeito pela morte de Elissandro Serra Lins, ocorrida no dia 17 de agosto deste ano. O crime ganhou notoriedade devido aos criminosos terem filmado a execução e publicado em redes sociais.
Sobre a operação
A Operação Guardião busca agilizar investigações, cumprir mandados de prisão, apreender armas e drogas ilícitas, além de desarticular grupos criminosos e reforça o compromisso da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão no combate à criminalidade.