O Maranhão ocupa a 5ª posição no ranking de estados brasileiros com maior número de hectares devastados pelas queimadas, de acordo com o Monitor do Fogo, do projeto MapBiomas, divulgado na última sexta-feira (11). O levantamento mapeia anualmente a cobertura e uso do solo no Brasil, monitorando as mudanças no território.
Somente no mês de setembro, o estado maranhense registrou 446.469 hectares atingidos pelas queimadas ilegais, concentradas principalmente na região sul do estado. Em termos de áreas devastadas, o Maranhão ficou atrás dos estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amazonas.
Em 2024, mais de 10 mil focos de incêndio foram identificados pelo programa de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os municípios com maior concentração de focos são Mirador, Carolina e Alto Parnaíba, áreas que enfrentam baixa umidade relativa do ar.
Para combater os incêndios, o estado está sob um decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais durante o período de estiagem, válido até o dia 30 de novembro.