Atualmente, unidade que contempla a região da Serra da Ibiapaba possui 225 alunos matriculados e funciona em sede provisória
O campus da Universidade Vale do Acaraú (UVA), no município de São Benedito, ganhará um novo espaço. Atualmente funcionando em um local temporário, a unidade de ensino superior que contempla a região da Serra da Ibiapaba será mantida em São Benedito, mas em breve em prédio próprio. A solenidade que ratificou a nova estrutura foi comandada pelo governador Elmano de Freitas, nesta quarta-feira (2).
“Tenho muito orgulho de, como governador, dando continuidade ao trabalho de Camilo Santana, fortalecer e termos campi no Interior. Não queremos uma faculdade de qualquer jeito, queremos um espaço de qualidade para os nossos jovens. Vocês têm nesse campus os melhores professores para dar aulas aqui, após aprovação em um concurso bastante difícil. Onde a universidade chega, não vemos ela sair. Ela cresce e vai ajudar a pensar quais as outras áreas para o futuro e tornar a Serra da Ibiapaba cada vez mais desenvolvida”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Ao todo, o campus da UVA em São Benedito conta com 225 alunos matriculados, distribuídos em três cursos: Administração, Pedagogia e Agronomia.
Secretária do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Sandra Monteiro lembrou o poder da educação na transformação das vidas. “Hoje é um momento de muita felicidade, o nosso governador enfatiza o compromisso de uma Política de Governo para o ensino superior, com seu desenvolvimento e sua expansão, atingindo desde o mais longínquo município. Educação transforma vidas e eu sou um exemplo disso”.
O novo campus ficará situado no bairro Pimenteiras, em São Benedito. O terreno ocupa uma área total de 25.199,21m². A obra está em fase de projeto, para posteriormente ter seu orçamento definido e seguir para licitação. Concluído o processo licitatório, acontecem a contratação e ordem de serviço para efetivo início das obras.
Reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne agradeceu o Governo do Ceará por todo apoio para o desenvolvimento do ensino superior em todo território cearense. “Gostaria primeiro de agradecer e falar da importância da existência desse campus em São Benedito. Essa estrutura atual se tornou pequena para nós. Nesse primeiro momento priorizamos investir em educação, indústria e comércio. Gostaria de agradecer o governador por ter abraçado essa causa da interiorização do ensino superior público de qualidade. Hoje é um sonho que se torna realidade e um marco histórico para nós”.
A UVA possui quatro campi: Sobral, Ibiapaba (São Benedito), Camocim e Acaraú. São 55 municípios dentro de sua área de alcance, com mais de 7.300 alunos em graduação, entre os modos presencial e Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Em agosto deste ano, o Governo do Ceará deu posse a 107 professores para a UVA, provenientes de concurso que teve 145 vagas.