Saúde Piauí
Hospital Regional de Campo Maior capacita equipe para aprimorar captação de córneas
Treinamento faz parte do programa da Secretaria do Estado e contou com cerca de 20 profissionais do HRCM.
29/09/2024 09h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

O Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, participou de um curso de capacitação voltado para a equipe assistencial, com foco no protocolo de captação de córneas. O treinamento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), teve como objetivo sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos e qualificar os profissionais envolvidos no processo de captação.

O treinamento contou com a participação de aproximadamente 20 profissionais, de diferentes turnos, em uma abordagem multiprofissional, envolvendo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todos diretamente ligados à assistência de potenciais doadores. Durante o curso, foram abordadas as etapas fundamentais para garantir o sucesso no processo de captação e acolhimento às famílias.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Com essa qualificação, o Hospital Regional de Campo Maior fortalece sua atuação na área de transplantes e reafirma seu compromisso em contribuir para a redução da fila de espera por córneas. A formação da equipe assistencial é uma das prioridades para garantir que os procedimentos sejam realizados de forma segura e eficaz”, afirmou o diretor-geral do Hospital Regional de Campo Maior, Edson Eduardo Pramparo.

O diretor ainda destaca que essa capacitação faz parte de uma estratégia maior para aprimorar os serviços de saúde oferecidos pelo hospital, sempre focando na segurança dos pacientes. Além disso, o treinamento prepara o hospital para uma possível ampliação de seu perfil assistencial, com a possibilidade de migração para outras coletas de órgãos e tecidos.

Em setembro, o hospital também aderiu à Campanha Setembro Verde, que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A iniciativa reforça o que o ato de doar salva vidas e transforma a realidade de muitas famílias que aguardam por transplantes.