Água tratada e com regularidade nas torneiras: essa é a nova realidade da comunidade Marrecas, na zona rural de São João do Piauí, a 459 quilômetros de Teresina. A localidade recebeu investimento de R$ 742 mil, recursos do Governo do Estado e da Agespisa, e agora conta com um sistema de abastecimento de água completo.
A partir de um poço tubular já existente, a Agespisa implantou uma adutora de 150 mm, com extensão de 205 metros, para levar água até um dos dois novos reservatórios de fibra de vidro instalados. Ambos têm capacidade total para 30 mil litros. Somados aos dois já existentes, a localidade passa a contar com quatro reservatórios para armazenamento da água.
O poço existente passou por limpeza, desinfecção e análise da qualidade da água e recebeu um dosador de cloro para garantir que o produto esteja apto ao consumo humano, sendo química e biologicamente potável.
Para distribuir a água para as moradias, a companhia implantou 4.530 metros de rede, com tubulações em PVC que vão de 50 a 150 mm. No total, são 249 ligações domiciliares.
"Com essa obra, estamos beneficiando cerca de 700 pessoas que residem na localidade. É uma ação que traz mais qualidade de vida para os cidadãos", ressalta o presidente da Agespisa, José Santana.