O jovem casal Thiago Sombra, 26, e Alexya Gomes, 25, precisou ser atendido pelo Centro Cirúrgico (CCG) do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) localizada em Limoeiro do Norte. O serviço, que, neste domingo (22), completa dois anos de funcionamento, visa levar atendimento de qualidade à região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste. O setor já realizou 7.346 cirurgias da inauguração até a última quinta-feira (19).
Vítimas de um acidente de trânsito na cidade de Russas, onde moram, Thiago realizou duas cirurgias no braço e Alexya passou por quatro procedimentos, desde o dia que deram entrada pela emergência, no dia 2 de abril deste ano. Eles elogiam o atendimento desde a admissão e agradecem a atenção dos profissionais que sempre passam no leito para dar explicações e orientações sobre a situação clínica.
“A atenção é totalmente direcionada tanto para o paciente quanto para o acompanhante. O hospital está bem capacitado para receber todo mundo. Desde o dia do acidente até agora, sempre fomos muito bem atendidos, sempre com atenção ao nosso caso, procurando as melhores formas possíveis de recuperação. Aqui temos acompanhamento com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga. Somos acompanhados pela equipe total do hospital”, ressaltam.
O setor dispõe de seis salas cirúrgicas modernas e funcionando simultaneamenteO setor, inaugurado no dia 22 de setembro de 2022, dispõe de seis salas cirúrgicas modernas, funcionando simultaneamente e realizando aproximadamente 540 cirurgias por mês. Dentre os procedimentos estão cirurgias gerais, ortopédicas, vasculares, plásticas, oncológicas, bucomaxilofaciais e neurocirurgias.
“Atendemos diversas especialidades cirúrgicas, contribuindo na redução da fila e tempo de espera. Além disso, o centro cirúrgico possibilita oportunidades de melhoras prognósticas, devido ao porte do hospital e à capacidade clínica atendida”, explica a coordenadora de enfermagem, Lizandra Torres.
Na unidade são feitos ainda procedimentos por vídeo, em que são realizadas pequenas incisões no local, fazendo com que o procedimento seja minimamente invasivo, a recuperação do paciente ocorra de forma mais rápida e ele volte às atividades normais do dia a dia.