O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta quinta-feira (12) uma série de investimentos para as famílias assistidas pela Casa de Apoio Ninar. O anúncio veio após visita realizada ao equipamento de saúde estadual, em que houve diálogo com as mães atípicas atendidas pelos serviços ofertados no espaço.
No encontro realizado na última sexta-feira (7), Brandão esteve acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; da diretora da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão (MOB), Isabelle Passinho; da diretora executiva nacional do Instituto Acqua, Paula Assis; além de profissionais da Casa Ninar. Todos dialogaram com as mães, que solicitaram mais estrutura e melhorias no atendimento a seus filhos.
Brandão ressaltou que está sempre à disposição para ouvir as reivindicações, e destacou que a Casa de Apoio Ninar é uma das prioridades nos atendimentos de saúde do Maranhão. Em suas redes sociais, o governador detalhou as melhorias asseguradas para o local. "Acabo de autorizar a ampliação da equipe de profissionais da Casa de Apoio Ninar, além de mais 15 cadeiras de rodas novas para o desenvolvimento das atividades com os pacientes. Também vamos agilizar as cirurgias ortopédicas das crianças com microcefalia, e reforçaremos os cuidados renovando os utensílios da Cozinha Amiga", anunciou.
A Casa de Apoio Ninar é referência no Maranhão no atendimento às crianças com transtorno do espectro autista (TEA), Síndrome de Down, Microcefalia e Epidermólise Bolhosa. Entre as medidas tomadas, estão a contratação de profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Na área da direção técnica da unidade, as crianças e familiares contarão ainda com o acompanhamento de médica pediatra, que vai dar orientações sobre os atendimentos e assistência em saúde dos atendidos.
"A nossa missão aqui, além de ampliar os serviços, é cuidar, entender e dialogar para continuar melhorando o atendimento ofertado. A nossa intenção é que esses investimentos reflitam na qualidade de vida dessas crianças. Somado a isso, com atuação responsável e íntegra do governador Carlos Brandão, a assistência ofertada na Casa de Apoio Ninar vem sendo aperfeiçoada. Otimizamos a aplicação dos recursos, aproveitando toda a capacidade de serviços que temos a oferecer para a melhoria do cuidado e da saúde das 274 famílias assistidas no equipamento”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, representando o governador em reunião com as famílias.
Outras providências, referentes à estrutura da unidade, serão tomadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), como estudos de viabilidade técnica para execução da ampliação dos ambulatórios, a revisão da rede elétrica e a melhoria da acessibilidade no local.