Mais uma campanha de sensibilização e combate às queimadas foi realizada nesta sexta-feira (30 de agosto) no Km 14, na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Luís. A ação realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em conjunto com a PRF teve por objetivo alertar os motoristas sobre os perigos e as consequências das queimadas ilegais, que aumentam significativamente durante o período de estiagem.
O secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, esteve presente na blitz junto com a equipe da Sema. "Estamos fazendo uma ação educativa, conscientizando todos os motoristas aqui no posto da PRF, essa é uma orientação do Governador Carlos Brandão, ele quer que a gente incentive cada vez mais a prevenção, mostrando a real consequência das queimadas e suas causas, isso tem dado certo, o Maranhão está melhorando de posição no ranking nacional de focos de incêndio, vamos continuar preservando e conscientizando", reforçou o secretário.
"A PRF abraçou essa causa do Maranhão Sem Queimadas para alertar os motoristas dos riscos dos incêndios, principalmente quando há fumaça no trânsito ocasionando colisões, então estamos passando instruções que ajudam a evitar esses e outros problemas", informou Marcos Brás, Policial Rodoviário Federal.
A blitz teve como objetivo informar e engajar os motoristas sobre os impactos das queimadas e a necessidade urgente de alternativas sustentáveis. Durante a ação instruções educativas e materiais informativos serão distribuídos.
"É muito importante essa campanha porque previne muitos acidentes, a gente que pega essa BR quase todos os dias, sempre tem bastante queimadas o que atrapalha na visibilidade e com esse alerta a gente evita acidentes na estrada", ressaltou Cristina Dias, professora.
As ações de sensibilização do programa Maranhão Sem Queimadas já foram realizadas em Mirador, Imperatriz, Balsas, Pastos Bons, Colinas, Açailândia, Bom Jardim e Santa Inês. Para o mês de setembro estão programadas mais duas blitz nos municípios de Caxias e Bacabal.
O trabalho de combate às queimadas tem compromisso com a proteção aos recursos naturais, mudanças climáticas e qualidade de vida das pessoas. Para impedir ilícitos ambientais como queimadas e desmatamentos no período de estiagem, o Governo do Estado publicou decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024.
A Sema trabalha de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental, órgãos estaduais e empresas privadas.