A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (30.08.24) que o homem de 56 anos que morreu na terça-feira (27.08.24) foi vítima de raiva humana, contraída após ele ser mordido por um sagui na zona rural de Piripiri.
O órgão informou que os últimos casos de raiva humana no estado aconteceram há mais de 10 anos, em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX.
A Sesapi orientou ainda a saúde local a investigar, junto à família, as circunstâncias em que o incidente aconteceu, bem como a orientar sobre a doença.
O caso
Um homem de 56 anos morreu na terça-feira (27.08.24) no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. Ele foi internado no dia 12 de agosto após ter sido mordido por um sagui no dia 15 de julho.
Segundo o órgão, o paciente foi internado com encefalite (inflamação do cérebro), ocasionada pelo vírus da raiva. Ele estava na zona rural de Piripiri quando foi atacado por um macaco sagui, no dia 15 de julho, mas só procurou atendimento médico semanas depois.
De acordo com a Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, a vítima começou a sentir sintomas como vômito, aumento da saliva e desmaio, no dia 6 de agosto. Mas ele só procurou o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, no dia 12 de agosto, quando foi transferido para a capital.